De 12 a 14 deste mês, foram realizadas as primeiras ações de castração de 2023, do Castramóvel, projeto idealizado e fiscalizado pela deputada Joana Darc (União Brasil). Os trabalhos são administrados pela Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), do Governo do Amazonas.
Os primeiros beneficiados foram os animais da Comunidade da Sharp, bairro Armando Mendes, Zona Leste de Manaus, sendo castrados 215 cães e gatos.
Conscientes da importância da esterilização, os tutores compareceram com os seus pets para serem castrados.
Ana Luiza, 22, é uma das tutoras que levaram seus pets para castrar. Ela trouxe seu cãozinho ‘Thor’, de 5 anos, adotado, e o seu gatinho Frederico, 7 meses que fora resgatado das ruas.
“Tenho uma enorme gratidão pelos meus animais. Thor me ajudou durante uma crise de depressão quando me separei do meu esposo. Ele foi e até hoje é minha maior companhia. Já o Fred, resgatei quando meu avô faleceu, e foi quem preencheu o vazio que ele havia deixado. Cuidar deles é minha forma de retribuir o amor e a atenção que recebo de ambos todos os dias”, contou.
Renata da Silva Ramos, 39, é moradora do bairro Grande Vitória, e aproveitou a oportunidade no bairro vizinho para castrar a cadelinha Pitucha, de 2 anos. “Resgatei a Pitucha das ruas, e sei das minhas responsabilidades e do cuidado que devemos ter com os animais. Por isso, mesmo morando num bairro próximo onde estava havendo as castração, tomei a atitude de me deslocar de um bairro para o outro para castrá-la. Espero que todos os animais também tenham a oportunidade de um dia se beneficiarem com o Castramóvel”, disse.
Como autora e fiscalizadora do projeto, Joana Darc demonstra felicidade e ressalta a importância de haver políticas públicas e projetos voltados para a causa animal que venham beneficiar não somente os animais e seus tutores, mas toda a sociedade.
“Estou muito orgulhosa de que todo o nosso esforço valeu apena. Fico muito feliz de hoje, com a ajuda do Governo do Estado, poder ver o Castramóvel percorrendo os bairros, levando castrações, orientação de bem-estar animal e salvando a vida de muitos animais. Projetos como estes são essenciais, para que se reduza o número de animais nas ruas, e a proliferação de zoonoses. É uma questão de saúde pública”, declara.