Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Comitê Interinstitucional de Segurança Escolar atuará com equipe multidisciplinar na sede da Deaai
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Comitê Interinstitucional de Segurança Escolar atuará com equipe multidisciplinar na sede da Deaai

19/04/2023
Compartilhar

O Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar passa a contar, a partir desta terça-feira (18/04), na sede Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), com uma equipe multidisciplinar que atuará junto aos alunos envolvidos nos atos de ameaças à segurança nas escolas. O objetivo é acolher esses estudantes, identificar os casos e garantir que, posteriormente, esses adolescentes se mantenham na vida escolar, com o acompanhamento necessário.   

As equipes são formadas por psicólogos, assistentes sociais, psicopedagogos, entre outros profissionais  da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, da delegacia e das secretarias estaduais de Assistência Social (Seas), de Justiça e Direitos Humanos (Sejusc) que atuarão em conjunto.  A iniciativa integra as ações do Comitê e também do Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise), criado pelo Governo do Estado, para atuar no monitoramento e para coibir ocorrências nas escolas do Amazonas.

A secretária executiva adjunta pedagógica, Arlete Mendonça, explicou que a equipe da Coordenação de Atenção Psicossocial Escolar (Capse), da Secretaria de Educação, vai trabalhar conjuntamente com os profissionais da Deaai. 

“Nós temos a nossa equipe do Psicossocial, que já atua no cuidado socioemocional dos alunos. Uma parte desse grupo estará, a partir de agora, aqui. Iremos contribuir, diretamente, com a equipe de Psicossocial da Deaai, trocando informações e experiências, trazendo a visão pedagógica para o atendimento”, destacou a secretária.  

As equipes da Capse seguirão, em paralelo, com o trabalho diário de prevenção já realizado nas escolas, por meio de palestras e desenvolvimento de outras ações sobre saúde mental. 

Fluxo de atendimento

Com os esforços, as demandas específicas sobre segurança escolar continuarão recebendo  um tratamento de fluxo de alta prioridade dentro da segurança pública, com profissionais qualificados, de todas as secretarias de Estado que atuam na rede de proteção, conforme explicou a secretária executiva dos direitos da criança e adolescente, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Rosalina Lobo. 

“O ponto importante de hoje é que estamos colocando profissionais da  Sejusc, da Secretaria de Educação e da  Seas, dentro dessa delegacia para que as famílias sejam tratadas adequadamente, e para que haja um encaminhamento posterior à rede de saúde, quando necessário.” 

Integração 

De acordo com a delegada Juliana Tuma, titular da Deaai, o movimento de integração das equipes de psicossocial da Secretaria de Educação e da delegacia será positivo para alunos e familiares. 

“Nossa atuação aqui, sem essa parceria, acaba se tornando limitada. Não temos os subsídios necessários para tratar da questão do estudante da melhor maneira possível, por isso,  a presença da Secretaria de Educação nesse processo é essencial”. 

O Governo do Amazonas, por meio do Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar e Nise, identificou e apreendeu, até a segunda-feira (17/04), 68 adolescentes suspeitos de envolvimento em ameaças contra unidades de ensino de Manaus e de 13 municípios do interior do estado.O trabalho integrado evitou 56 possíveis ocorrências nas escolas.

FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

TEXTO: Luiggi Bacelar

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Manaus, Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, Segurança Pública
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

8f5dbaf4 4017 4520 aad8 273a932e0aff yI5ZRz
Amazonas

Suframa visita planta da Sakura no PIM

18/11/2024
564ffc37 f718 4cf8 b179 a8e8f646d990 VCCUBB
Amazonas

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

18/11/2024
bb44f389 64f5 4f24 b4fe 53dca9bd2a35 WPNs9v
Amazonas

Suframa conhece trabalho da Hana Electronics

17/11/2024
d8cd541a bb23 49f2 b50c 5c0b3a210723 A7w0qK
Amazonas

Lei de Informática da Zona Franca de Manaus fomenta R$ 1,48 bilhão em investimentos e mais de 420 projetos de PD&I em 2023

14/11/2024
b41cc722 5536 4d75 b868 b734cf2b3ac9 ETAN9i
Amazonas

Fábrica da Chint no Polo Industrial de Manaus será inaugurada em março de 2025

14/11/2024
Teatro Amazonas foto Lucas Silva 1 300x225 y0PCzm
AmazonasEducação

PIB do Amazonas cresce 3,27% em 2022, acima da média nacional

14/11/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus