A 1ª Reunião da Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), presidida pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos-AM) debateu nesta sexta-feira (10), propostas e as próximas ações a serem realizadas em 2023.
A reunião contou com a participação dos deputados João Luiz (AM), Elizandro Sabino (RS), Jurailton Santos (BA), Alexandre Amaro (PR) e Catarina Guerra (RR).
Os trabalhos foram abertos pelo presidente da Comissão, deputado João Luiz. O republicano apresentou dados sobre índices de depressão e suicídio.
Em consenso entre os parlamentares, ficaram definidos os dias 3 e 4 de abril de 2023 para acontecer um simpósio da comissão em Venâncio Aires (RS). No município destacam-se estudos de maior incidência de suicídios no âmbito nacional.
“O nosso objetivo é usar a comissão para prevenir esses problemas nos estados brasileiros. Em abril, nós estaremos no Rio Grande do Sul para debater e levar soluções as pessoas”, disse o deputado estadual João Luiz.
O parlamentar amazonense também pontuou que em maio a comissão estará no Amazonas para realizar um outro simpósio no município de São Gabriel da Cachoeira, que também tem índices de suicídios elevados.
A deputada estadual de Roraima, Catarina Guerra, vice-presidente de Assuntos Políticos da comissão destacou que o importante é ter diálogo e continuar os trabalhos com clareza na prevenção à depressão, suicídio e drogas. “Contem sempre com meu apoio e suporte”, frisou a parlamentar.
O vice-presidente de Assuntos Sociais da comissão, deputado estadual do Paraná, Alexandre Amaro, afirmou que os temas da comissão são de suma importância e que o objetivo é levar informações concretas para a população.
Para o vice-presidente de Assuntos Legislativos da comissão, deputado estadual da Bahia, Jurailton Santos (Republicanos-BA), se os simpósios forem iguais ao Projeto “Basta Autolesão, Depressão e Suicídio”, que ocorreu em dezembro de 2022 na Ponte Jornalista Phellippe Daou, que liga Manaus ao município de Iranduba, serão eventos de sucesso em todo o território nacional.
O secretário da comissão e deputado estadual do Rio Grande do Sul, Elizandro Sabino, explicou que o simpósio da comissão será um divisor de águas para melhorar os índices de incidentes que estão ocorrendo em Venâncio Aires.
Política para as mulheresNa reunião, o presidente da comissão, deputado João Luiz também destacou que trabalhos voltados para as mulheres serão propostos pelos parlamentares brasileiros para prevenir a violência contra o público feminino do Brasil.
Membros da comissãoPresidente – Dep. João Luiz (AM)Vice-presidente de Assuntos Legislativos – Dep. Jurailton Santos (BA)Vice-presidente de Assuntos Políticos – Dep. Catarina Guerra (RR)Vice-presidente de Assuntos Sociais – Dep. Alexandre Amaro (PR)Secretário – Dep. Elizandro Sabino (RS)1º Suplente – Dep. Rafael Zimbaldi (SP)