O projeto de extensão Cine&Video Tarumã entra na sua última semana de exibições no semestre 2022/2 com debate e sessão secreta antes do recesso. A temática está voltada para o contexto histórico da antiga União Soviética e, por estarmos acostumados sempre a visões ocidentais em volta do conflito, os dois filmes que serão exibidos são produções soviéticas que fogem desta curvatura. Ambos mostram realidades e perspectivas que podem ser desconhecidas para muitos.
Após a sessão acontecerá um debate ministrado pelo Professor Anderson Vieira, mestre em história pela Unicamp e docente de História da Amazônia da UFAM.
Na quarta-feira (21) será a vez da já conhecida “sessão secreta”. Neste caso, o filme só é revelado durante sua exibição.
Por fim, o filme que fechará a semana na quinta-feira (22) é “Vá e Veja”. Tido por muitos como o melhor filme de guerra de todos os tempos, o filme escrito e dirigido por Elem Klimov chegou a ser premiado no Festival de Veneza. A história acompanha o jovem Florya, que acaba sendo deixado para trás pelo seu antigo grupo de guerrilheiros contra os nazistas. Sem rumo, ele partirá em busca do seu antigo vilarejo, tudo isso enquanto observa de perto os rastros de terror e destruição deixados pela guerra.
As sessões ocorrem no Miniauditório da FIC (Faculdade de Informação e Comunicação) localizado no setor Norte da UFAM. Iniciam às 12h30 e são gratuitas. A programação conta com 2 horas complementares por filme. A participação no debate rende certificado de 3 horas complementares para os presentes.
A programação também conta com 2 horas complementares por filme aos participantes, com a participação no debate rendendo certificado de 3 horas complementares para os discentes presentes.
Sobre o projeto
O Cine&Vídeo Tarumã é um projeto de extensão da Universidade Federal do Amazonas com mais de 30 anos de atividade. Todas as suas sessões são gratuitas e o projeto sempre esteve envolvido com a formação cinematográfica, funcionando ora como um cineclube, ora como sala de exibição especial. Vale reforçar também seu valor educacional, por estar dentro de uma universidade federal, e pelas propostas de discussão e debates que as demais atividades do projeto estimulam.