Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Cheia dos rios e exploração de potássio dominam a Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (9)
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
ManchetePolítica

Cheia dos rios e exploração de potássio dominam a Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (9)

09/02/2023
02 Cheia dos rios e exploracCCA7aCC83o de potaCC81ssio dominam a SessaCC83o OrdinaCC81ria da Assembleia Legislativa desta quinta feira 9
Compartilhar

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou Sessão Ordinária, nesta quinta-feira (7), trazendo ao debate dos parlamentares a cheia dos rios e a exploração de potássio em Autazes.
O presidente da Aleam, Roberto Cidade (União Brasil), alertou para as consequências da cheia dos rios e afirmou ser preciso se antecipar às inundações e evitar tragédias. “Todos os anos, a situação nos preocupa muito. O Rio Negro começou a subir de forma agressiva, o volume de água aumentou de forma abundante. Buscaremos os órgãos de controle e de defesa para que possamos prever e reverter vários problemas que possam vir a acontecer em Manaus e no interior”, assegurou.
No mesmo discurso, Cidade falou sobre a Zona Franca de Manaus (ZFM) e a Reforma Tributária. Segundo ele, a bancada federal do Amazonas está sempre atenta na defesa do modelo econômico e se colocou à disposição para ajudar. “Não podemos deixar de focar no tema, pois a ZFM é a nossa matriz econômica, o maior arrecadador de impostos que ajuda Manaus e também a todo interior do estado”, afirmou o deputado, que aproveitou para anunciar a realização do 3º Feclam (Fórum Estadual das Casas Legislativas) para este ano de 2023.

Potássio
O deputado Dr. George Lins (União Brasil) trouxe ao debate o acordo entre o Ministério da Agricultura e a população da etnia mura, que vive nas cercanias de Autazes (distante 114 km de Manaus em linha reta) para a exploração do potássio.
“O tema é muito relevante, por conta de dependência do Brasil em relação ao minério. Se esse acordo avançar, com as bençãos do Ministério Público, colocará o Amazonas na pauta da economia verde. É importante ressaltar que o potássio é muito importante para o agronegócio, utilizado na produção de fertilizantes e o Brasil é um dos maiores importadores do mundo, ao custo de R$ 72 bilhões por ano e o Amazonas será o maior fornecedor”, garantiu.
O parlamentar afirmou ainda que a proposta da empresa Potássio do Brasil é de gerar 1.300 empregos diretos e 2.600 indiretos, além de extrair 2,2  milhões de toneladas por ano, o que representaria 20% do consumo das lavouras brasileiras. “A empresa garante que essa exploração será ambientalmente correta e é muito importante que os Mura sejam ouvidos, o que já tem acontecido pelo Ministério dos Povos Originários”, afirmou.

Em aparte, o presidente da Aleam, Roberto Cidade, afirmou que torce para que o assunto seja destravado. “A exploração do potássio garantirá emprego e renda às cidades vizinhas de Autazes, como Nova Olinda, Careiro Castanho e Careiro da Várzea. O Governo Federal já começa com o pé direito porque os indígenas também serão beneficiados com o empreendimento. Se a questão avançar, quem ganhará será a população do Amazonas”, disse.

Empreendorismo
O deputado Rozenha (PMB), presidente da Comissão de Empreendedorismo da Aleam, apontou os caminhos que seguirá na 20ª Legislatura.
“Caminharemos para que a Comissão tenha a relevância necessária na geração de emprego e renda no Amazonas, principalmente no interior do estado. Tenho convicção de que quanto mais mulheres empreendedoras tiverem acesso a crédito, treinamento e qualificação, as mulheres vão se desenvolver mais ainda”, finalizou.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo, Autazes, Careiro, Careiro da Várzea, Economia, Empreendedorismo, Manaus, Roberto Cidade
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus inaugura sala de recurso na creche Maria Aparecida Silva Dantas 

22/05/2025

Prefeitura realiza distribuição de abafadores no Réveillon Manaus 2025 ‘O Encontro da Nossa Gente’

30/12/2024
sedecti exposicaoDUASRODAS FotoANTONIOLIMA 1
Eleições 2024Política

David Almeida vence o 2º turno, confirma Quaest/Rede Amazônica

20/10/2024
AADESAM CHAMAMENTO HERON FERREIRA 1024x899 1
Eleições 2024Política

David Almeida dobra vantagem sobre o segundo colocado, diz pesquisa QUAEST TV Globo

16/09/2024

Preferência de manauaras por gestão David Almeida cresce à medida que eleições se aproximam

05/09/2024
Sejusc Casamento Coletivo Fotos Lincoln Ferreira 2 1024x682 1
Eleições 2024Política

David Almeida anuncia setembro de inaugurações em Manaus

01/09/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus