Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Carnaval de Manaus 2023: Prefeitura de Manaus intensifica combate ao Aedes aegypti no Carnaval
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
ManausManchete

Carnaval de Manaus 2023: Prefeitura de Manaus intensifica combate ao Aedes aegypti no Carnaval

14/02/2023
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou nesta terça-feira, 14/2, a intensificação de ações de controle do Aedes aegypti em áreas próximas do Centro de Convenções de Manaus, o sambódromo, por conta das festividades do Carnaval.

Executada por agentes de controle de endemias e agentes comunitários de saúde, a ação seguirá até sexta-feira, 17, atingindo áreas nos bairros Dom Pedro, Chapada e Alvorada, com varredura em 100% dos imóveis para eliminação de criadouros do mosquito, aplicação de larvicida e orientação à população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes nos domicílios.

O chefe da Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores da Semsa, Alciles Comape, explicou que a intensificação das ações no período do Carnaval faz parte do trabalho da Prefeitura de Manaus no monitoramento de locais estratégicos para o controle do Aedes aegypti, considerando a maior circulação de pessoas em determinados períodos do ano.

“É um trabalho similar ao que é feito dentro e no entorno dos cemitérios no período do Dia das Mães e no Dia de Finados, quando há uma maior circulação de pessoas. A ideia é eliminar focos do mosquito e, assim, proteger quem já mora próximo ao sambódromo e também as pessoas que vão circular na área durante o período do Carnaval”, explicou Alciles Comape.

Além dos imóveis, os agentes de saúde irão realizar ações na Arena da Amazônia, Arena Amadeu Teixeira, no sambódromo, na Vila Olímpica de Manaus, kartódromo e barracões das Escolas de Samba. “Conversamos com a equipe da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, que já realizou um trabalho nos barracões das escolas de samba, mas a Semsa vai reforçar as orientações essa semana”, informou Alciles Comape.

Em janeiro deste ano, o município de Manaus registrou 44 casos confirmados de dengue, sendo que em janeiro do ano passado foram confirmados 127 casos da doença. Já no mês de fevereiro deste ano, até o momento, houve o registro de 19 casos confirmados. No mês de fevereiro de 2022, o número total foi de 150 casos.

De acordo com o chefe do Núcleo de Controle de Agravos Transmitidos por Aedes da Semsa, Edvaldo Rocha, o município de Manaus vem mantendo uma redução do número de casos de dengue, zika e chikungunya, mas que é importante continuar em alerta para o controle efetivo das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

“Manaus é uma capital com muitos imóveis, prédios em construções e é necessário manter as ações de prevenção e controle de forma constante, incluindo o trabalho feito em pontos estratégicos como a área do sambódromo, que são propícios para a proliferação do mosquito e com aglomeração de pessoas”, explicou Edvaldo Rocha.

A população também deve ficar atenta em caso de viagem no período de Carnaval e eliminar possíveis criadouros do mosquito nas residências. “As pessoas que vão viajar devem ter atenção e não deixar vasilhas ou recipientes que possam acumular água nos imóveis, evitando, assim, a proliferação do mosquito”, recomenda Rocha.

— — — 

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Henrique Souza / Semsa

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Manaus, Prefeitura de Manaus
Redação Informe Manaus 14/02/2023 14/02/2023
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus inaugura sala de recurso na creche Maria Aparecida Silva Dantas 

22/05/2025

Prefeitura realiza distribuição de abafadores no Réveillon Manaus 2025 ‘O Encontro da Nossa Gente’

30/12/2024
Eleições 2024Manaus

Prefeitura de Manaus realiza entrega de kits de água potável para cerca de 200 famílias ribeirinhas

23/10/2024
Eleições 2024Manaus

Prefeitura de Manaus entrega Complexo Esportivo Manoel Valente revitalizada no conjunto Jardim Paulista

05/10/2024
Eleições 2024Manaus

Viaduto Márcio Souza tem entrega prevista para as próximas semanas, diz prefeito David Almeida

05/10/2024

Prefeito David Almeida planta muda de árvore no Gigantes da Floresta e destaca importância ambiental do parque

05/10/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus