O desfile das escolas de samba no Centro de Convenções de Manaus, o sambódromo, com início nesta sexta-feira, 17/2, seguindo até o domingo, 19, também contará com diversas ações promovidas pela Prefeitura de Manaus para preservar a saúde dos brincantes durante a folia. Cerca de 120 servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irão se revezar durante os três dias de evento, em atividades de promoção à saúde e no atendimento aos casos de urgência.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, conta que a estrutura montada pela Semsa é semelhante àquelas adotadas em outros grandes eventos da prefeitura, e busca garantir principalmente o orientações e atendimento de emergência a quem que estiver prestigiando o evento.
“Uma das principais preocupações do prefeito David Almeida é que as pessoas aproveitem o carnaval com segurança, por isso a Saúde está articulada com diversos outros órgãos, a fim de assegurar esse cuidado com as pessoas presentes. Estaremos orientando o público sobre a importância do sexo seguro, sobre as formas de promoção da saúde, e ainda teremos equipes fiscalizando a venda de alimentos e equipes para prestar socorro, caso necessário”, informa Shádia.
Urgência
De acordo com a secretária, três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) estarão posicionadas em locais estratégicos do sambódromo para o atendimento a casos de urgência. Pelo menos três socorristas atuarão em cada uma das ambulâncias, sendo profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas.
A Semsa também terá um posto de atendimento no sambódromo, com médicos e enfermeiros, no galpão G, onde serão disponibilizados materiais para socorro imediato, para casos leves de quedas, desidratação, mal estar, entre outros. Os brincantes que precisarem de ajuda médica podem recorrer tanto ao posto quanto às unidades do Samu.
“Os casos de pequena complexidade serão resolvidos lá mesmo, pois estaremos totalmente equipados para prestar esse socorro o mais rápido possível, e adotar a conduta clínica adequada para cada situação. Porém, se o usuário precisar de um atendimento de maior complexidade, as equipes do Samu irão encaminhá-lo rapidamente a hospitais ou SPAs das proximidades”, acrescenta Shádia.
Vigilância sanitária
Nos três dias de desfile, agentes da Diretoria de Vigilância Sanitária da secretaria (Visa Manaus) irão fiscalizar a venda de alimentos no Sambódromo. A ação é realizada de forma permanente em toda a cidade, durante a rotina do serviço, e intensificada nos eventos com concentração de grandes públicos.
“Serão realizadas fiscalizações das condições higiênico-sanitárias nas barracas de alimentação, para evitar que os consumidores sofram qualquer tipo de infecção. Pedimos que os usuários fiquem atentos aos produtos que serão consumidos, observando as condições de armazenamento e manipulação das comidas e bebidas, as condições de higiene das barracas e dos atendentes e as características do próprio alimento, como aparência e cheiro”, orienta.
Educação em saúde
Durante todo o mês de fevereiro, por conta do período carnavalesco, estão sendo intensificadas as ações de educação em saúde sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), sensibilizando a população sobre as formas de prevenção e controle dessas infecções, como HIV, sífilis, hepatite B, entre outras.
No sambódromo, técnicos dos Distritos de Saúde (Disa) estarão reforçando essas orientações junto ao público, durante os desfiles, distribuindo materiais informativos, como ventarolas e cartilhas, e preservativos internos e externos.
O tradicional “Bloco da Saúde”, que abre o desfile do grupo especial, no sábado, 18/2, também irá contar com a participação de servidores da Semsa para chamar atenção, de forma alegre e descontraída, sobre as inúmeras formas de promoção à saúde.
— — —
Texto – Victor Cruz / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa