Carnaval de Manaus 2023 foi um espetáculo de alegria, mesmo com a chuva que caiu horas antes do início do desfile. A terceira e última noite do evento, realizada no sambódromo da capital amazonense, viu as escolas de samba do Grupo Especial brilharem com criatividade e homenagens emocionantes. Para garantir a segurança dos foliões, a primeira apresentação teve que ser adiada em uma hora devido à intensidade da chuva.
O desfile começou com a Gres Vila da Barra, representando a Compensa, que trouxe o enredo “Ratanabá: O segredo milenar da Amazônia”. A escola propôs uma intriga sobre a origem da vida e viagens no tempo, apresentando alegorias cheias de personagens extraordinários, como alienígenas e gigantes de Ratanabá. Com 21 alas, 2.800 brincantes e três carros alegóricos, a Gres Vila da Barra deu o tom para uma noite cheia de magia e coloração.
A segunda escola a se apresentar foi a Primos da ilha, que homenageou José dos Santos da Silva Azevedo, fundador do “Grupo TV Lar”. Com seu enredo “D´Além-mar, o Amazonas conquistou, José Azevedo, o legado de um gajo sonhador”, a agremiação do bairro São Francisco celebrou a vida e o legado desse empresário que foi fundamental para o crescimento econômico da cidade. A Primos da ilha contou com 20 alas e trouxe para a avenida a força de 3.500 brincantes.
O Grêmio Recreativo Social escola de Samba Andanças de Cigano também brilhou, abordando a importância da cultura popular através do enredo “Não deixe o samba morrer, não deixe a cultura acabar, o povo cigano clama: salve a cultura popular”. A escola, que tem 47 anos de história, trouxe com muito orgulho a pluralidade da cultura brasileira, com personagens que representaram a diversidade de rituais e tradições.
O desfile também foi um espaço para homenagens. O Grêmio Recreativo escola de Samba Reino Unido da Liberdade, que fez sua apresentação, exaltou a trajetória do artista Zezinho Corrêa, cuja contribuição à cultura local é inegável. Com o tema “Nasce uma Estrela”, a apresentação foi marcada pela performance da cantora Márcia Siqueira, que encantou a todos com sua interpretação ao longo do desfile.
Em sequência, o Grêmio Recreativo escola de Samba Mocidade Independente de Aparecida fez alusão à importância da água para a vida, promovendo consciência ambiental com seu enredo “Vitae – A Essência, a Seiva, a Fonte”. A escola, que busca o bicampeonato, trouxe alegorias que ressaltaram o início da vida na Terra e o impacto negativo da poluição.
Ainda na maré da preservação, o Grêmio Recreativo Cultural escola A Grande Família trouxe a história dos nordestinos que migraram em busca de melhores condições de vida nos seringais do Amazonas com o enredo “Eirunepé, o Cordel Amazônico”. Dessa forma, a escola rendeu homenagens aos que deixaram suas terras natais e incorporaram suas histórias à riqueza cultural do Amazonas.
O Grêmio Recreativo escola de Samba Unidos do Alvorada trouxe um tributo ao médico Luiz Fernando Nicolau, destacando sua trajetória de dedicação à medicina e à comunidade de Manaus. Seu enredo “Obu Manaó – O alvorecer da cura, sob as bênçãos do céu. Anauê, Samel” trouxe à tona a importância do cuidado e da compaixão na sociedade.
Por último, o Grêmio Recreativo escola de Samba Vitória Régia fechou a temporada com chave de ouro, destacando a temática da inclusão e o respeito às diferenças. O enredo “A nossa especialidade é ser especial, por um mundo mais acessível e humano” fez um chamado à reflexão sobre as políticas públicas que visam acolher e apoiar a população com deficiências, mostrando que a cultura é um espaço de inclusão.
Carnaval de Manaus 2023, mesmo diante das adversidades, conseguiu transmitir sua essência ao refletir sobre sua cultura rica, suas tradições e seu poder de unir as pessoas em celebrações de amor e respeito. A passarela se tornou um palco de histórias, emoções e a vibrante diversidade que caracteriza o povo amazonense.
Assuntos nesse artigo: #carnaval, #Manaus, #escolasdesamba, #cultura, #preservacaodoambiente, #diversidade, #alegria, #homenagens, #folia, #brincantes, #emocoes, #coletividade, #povocigano, #homenagem, #vida, #legado, #celebracao, #musicacultural, #historiadomanau, #carnaval2023

