O vereador Capitão Carpê (Republicanos) protocolou, nesta segunda-feira (20/03), uma Indicação junto à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM) para que a Prefeitura de Manaus instale novas unidades do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) na capital. Atualmente, existem apenas quatro centros para atender a população, que já ultrapassa os dois milhões de habitantes.
De acordo com o parlamentar, os CAPS são de fundamental importância na assistência à saúde mental. Em seu discurso no plenário Adriano Jorge, Carpê destacou que há uma verdadeira pandemia silenciosa no País, com milhares de pessoas sofrendo com depressão, ansiedade e síndrome do pânico, e que em Manaus não é diferente.
“A saúde mental é a dor da alma, a dor da mente. Isso se reflete nas constantes tentativas de suicídio, sobretudo na Ponte sobre o Rio Negro. É inadmissível que uma cidade como Manaus, com mais de 2 milhões de habitantes, tenha apenas quatro CAPS. Estou fazendo essa Indicação e desde já conto com a sensibilidade da Prefeitura com esse tema tão importante”, destacou.
O vereador lembrou, também, da época em que atuou como capitão da Polícia Militar na 8ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), e por diversas vezes auxiliou no resgate de pessoas que tentaram suicídio na ponte.
Por fim, o parlamentar destacou que já fez a Indicação 397/2021, para que a Prefeitura crie o Núcleo de Atendimento Clínico a Pessoas em Risco de Suicídio e de Valorização à Vida, e ao Governo o aumento do gradil da ponte.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador