Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Campeão de xadrez, aluno da rede estadual representa o Amazonas no Sul-Americano Escolar, no Chile
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Campeão de xadrez, aluno da rede estadual representa o Amazonas no Sul-Americano Escolar, no Chile

03/12/2023
Compartilhar

Suan Lira e seu treinador Andrey Neves embarcam neste domingo (03/12) para Santiago, onde acontecerão as disputas

FOTOS: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.

O estudante amazonense campeão de xadrez, Suan Lira, aluno do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, localizado na zona leste de Manaus, representará o Amazonas no Campeonato Sul-Americano Escolar 2023, disputado na cidade de Santiago, no Chile. A competição que reúne talentos esportivos, contribui para o desenvolvimento esportivo, cultural e de intercâmbio entre jovens de 12 a 14 anos de idade, de 11 países participantes.

O jovem jogador embarca para a capital chilena neste domingo (03/12), integrando a delegação brasileira composta por mais de 220 alunos atletas que competirão em 11 modalidades. Os atletas que irão competir no Sul-Americano são campeões dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), critério adotado pela CBDE para a convocação da equipe do Brasil. Os jogos se iniciam nesta segunda-feira (04/12).

Mestre da Confederação de Xadrez, professor e um dos treinadores que levou Suan Lira a ser conhecido na comunidade enxadrista como o “prodígio do xadrez”, Andrey Neves, contou que é testemunha do talento excepcional do jovem amazonense.

“Em 2022, ele foi 4º lugar no Campeonato Brasileiro. Não satisfeito, ele retornou, sendo classificado para representar o Brasil, em sua categoria, no campeonato da Itália. Lá, conseguimos ser o melhor das Américas”, compartilhou o treinador.

FOTOS: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.

Prodígio do Xadrez

Feitos dignos de admiração atemporal, como o único a derrotar o mestre paraguaio Cubas e 16 jogadores na exibição de xadrez “Simultânea” no “Manaus Chess Open”, Suan Lira descobriu seu talento em julho de 2021, em um projeto de xadrez oferecido pelo Ceti Elisa Bessa Freire.

Orgulho dos pais, após as aulas na escola, o estudante dedica-se, mais ainda, em casa, na leitura de livros buscando aprimorar suas habilidades.

Suan Lira destacou o apoio constante da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar para participar dos torneios. O atleta contou que seu objetivo é continuar melhorando sempre.

“O campeonato mundial é outro nível, existem jogadores muito fortes, por isso tenho que me manter focado sempre”, afirmou Lira.

Tímido e de poucas palavras, o jovem segue sua história com um único sonho: alcançar o título de mestre da Federação Internacional de Xadrez (Fide), honraria vitalícia concedida pela Fide aos enxadristas profissionais, que tenham obtido a pontuação igual ou superior a 2.300 pontos em partidas válidas pela federação.

“Nós estamos muito felizes pelas conquistas do Suan no xadrez. E pela oportunidade de representar, não só a rede estadual de ensino, mas o Amazonas no Sul-Americano. Estamos todos na torcida por mais essa vitória”, destacou a secretária adjunta executiva de desporto escolar da Secretaria de Educação, Amanda Silotti.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Amazonas, Bessa, Educação, Governo do Amazonas, Manaus, SECOM
Redação Informe Manaus 03/12/2023 03/12/2023
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima anuncia pacote de medidas para apoiar produtores rurais de Apuí

03/07/2025
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: ‘Recicla, Galera’ supera meta e destina mais de 10 toneladas de resíduos à reciclagem

03/07/2025
Governo do Amazonas

Teatro Amazonas recebe concerto com obra inédita de Alexandre Guerra e cantata de Prokofiev

03/07/2025
Governo do Amazonas

Ipaam registra queda de 52,46% no desmatamento e 64,72% nos focos de calor no mês de junho

03/07/2025
Governo do Amazonas

Curta “Amamentação – Sonho de Camila” será exibido em uma sessão especial no Teatro Gebes Medeiros com sessão gratuita

03/07/2025
Governo do Amazonas

UEA e Secretaria de Educação abrem inscrições para Mestrado Acadêmico em Geografia

03/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus