O projeto “Câmara Cidadã”, resgatado pelo vereador Caio André, presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), disponibilizará serviços gratuitos promovidos em parceria com a Prefeitura de Manaus, Governo do Estado, e iniciativa privada. O evento, marcado para os dias 30 e 31 de março no Estádio Municipal Carlos Zamith, bairro Coroado, zona leste da capital, contará com 30 atividades para a população.
O projeto é um resgate do antigo “Câmara Itinerante”, com o objetivo de aproximar a Casa Legislativa da população. Mais de 10 mil pessoas estão previstas para os dois dias de evento. O Projeto de Resolução de autoria da Mesa Diretora que institui o “Câmara Cidadã” foi promulgado nesta quarta-feira (22/03).
“Terá uma série de serviços para a população e nós estaremos também com uma tribuna popular naquele espaço. A Câmara toda vai se locomover e os nossos atendimentos acontecerão no local, fazendo com que a Casa se aproxime ainda mais da população”, afirmou Caio.
Serviços – Os atendimentos do Câmara Cidadã acontecerão das 8h às 16h nos dois dias de evento. O projeto levará ações de cidadania e saúde, serviços voltados para a estética corporal, beleza, cursos de qualificação, atividades lúdicas, entre outros.
As parcerias foram firmadas com o Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Águas de Manaus, Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Sine Manaus, UniNorte, Amazonas Energia e Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM).
Além destes, também estão confirmados atendimentos do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Claro e Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama).
Alguns dos serviços mais aguardados no Câmara Cidadã são emissão de RGs e encaminhamento para Certidão de Nascimento, a serem coordenados pela Semasc. O órgão também ofertará a atualização do Cadastro Único e orientações por meio do Ônibus Itinerante da Mulher.
“Estaremos presentes nos dias 30 e 31 de março com todos esses serviços. A Semasc apoia o projeto Câmara Cidadã porque aproxima ainda mais a Casa Legislativa do cidadão manauara, principalmente aquele cidadão mais vulnerável da nossa cidade”, afirmou o secretário da Semasc, Eduardo Lucas.
A dona de casa Aneia Silva, 50, falou que aguarda principalmente os serviços de cidadania a serem disponibilizados pelo projeto, entre eles a emissão de documentos.
“A população está com o documento desatualizado e precisa. Isso é fundamental para as pessoas e isso (projeto) facilita muito. É um programa excelente que pode ser dividido para as comunidades porque hoje Manaus é uma metrópole. A Câmara Municipal está de parabéns pela iniciativa”, frisou Aneia.
Foto: Arquivo CMM