A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou uma solenidade em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira (08/03). A Reunião Solene foi marcada pela entrega de diplomas de honra ao mérito para parlamentares, servidoras da Casa, gestoras públicas e convidadas de vereadores.
A solenidade foi presidida pela vereadora, Yomara Lins (PRTB), vice-presidente da CMM. A proposta da sessão, de autoria das vereadoras Glória Carratte (PL) e Professora Jacqueline (União Brasil), ocorreu no plenário Adriano Jorge da Casa Municipal, na avenida Padre Agostinho Caballero Martin, bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus.
A sessão foi aberta com a composição da Mesa de Honra, composta pelas quatro vereadoras que fazem parte da atual legislatura: Yomara Lins, Glória Carratte, Professora Jacqueline e Thaysa Lippy (PP). Em seguida, os parlamentares iniciaram a entrega de diplomas de honra ao mérito para as convidadas.
Proponente da solenidade e decana da Casa, a vereadora Glória Carratte falou sobre a importância da data para celebrar o papel da mulher na sociedade com impacto em outras diversas áreas como medicina, artes, família, educação e na política.
“Tenho 22 anos de Câmara Municipal e nunca fui desrespeitada por nenhum vereador, nenhum parlamentar desta Casa e agradeço o carinho de todos. Continuarei apoiando as mulheres, abraçando a diversidade e lutando por mudanças que nos levem à justiça social”, pontuou a parlamentar.
Em seu discurso, a vereadora Professora Jacqueline afirmou que o dia 8 de março deve ser um momento, acima de tudo, para a reflexão e para cobrar da sociedade a igualdade entre homens e mulheres, direito estabelecido na Constituição Federal.
“Que esse dia seja o dia de reflexão, de procurar mais espaço para todas nós, porque o espaço não é pra mim, é para todas nós: como mãe de família, como profissionais, como parlamentar, como sogras, como madrastas, porque sempre serão as mulheres que ocuparão esses espaços de cuidar do outro”, disse a vereadora.
Uma das homenageadas foi a presidente interina da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Oreni Braga. A gestora ressaltou a importância da mulher em espaços de tomada de decisões.
“A mulher é muito mais dedicada ao que ela faz, muito mais comprometida, e a mulher dá sempre uma resposta melhor para a sociedade, então para nós é um privilégio fazer parte dessa gestão”, pontuou.
Além de Oreni, participaram da Mesa de Honra a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim; a vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Yara Lins, além de representantes da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).