O deputado estadual Cabo Maciel (PL) apresentou na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) uma propositura de nova Lei que garante aos recém-nascidos do Estado do Amazonas o direito ao teste de diagnóstico para fissura labiopalatina, seja no pré-natal ou ainda na sala de parto. O Projeto de Lei (PL) busca garantir esse direito em todos sistema de saúde do Estado, em unidades públicas ou privadas.
Segundo a proposta, caberia aos profissionais de saúde informar sobre a importância do teste e o resultado dele para a gestante e quem a acompanha, além de indicar onde devem procurar tratamento na rede de saúde e quais entidades podem apoiar o tratamento, em caso positivo, o que auxilia na viabilização do tratamento e do desenvolvimento da criança
Cabo Maciel, que é membro titular da Comissão de Saúde e Previdência da Aleam, destaca que o PL possibilita a orientação dos pais em relação aos tratamentos oferecidos. “O nascimento de uma criança portadora de fissura labiopalatal representa um grande impacto para os pais. Além disso, essas crianças têm muitos problemas que necessitam ser resolvidos para se alcançar o sucesso na reabilitação, sendo importante que inúmeros profissionais de saúde colaborem na aplicação de seu conhecimento e com as habilidades necessárias”, explicou.
Fissura Labiopalatina
Segundo dados da Associação Brasileira de Fissuras Labiopalatinas, a condição congênita atinge um em cada 650 recém-nascidos em todo mundo. A Fissura, que também é conhecida como lábio leporino, é caracterizada pela abertura no lábio superior de um ou dos dois lados, com uma abertura do palato (céu da boca).
O lábio leporino pode ser diagnóstico antes do parto, permitindo que logo após o nascimento a cirurgia corretiva seja realizada. Estudos mostram que quanto mais cedo é realizada a reparação, melhores são os prognósticos de recuperação.
Lindivan Vilaça (92) 99147-3440