Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Cabo Maciel apresenta proposta de Lei que garante atendimento prioritário para Mães e Cuidadores de PCDs
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
ManchetePolítica

Cabo Maciel apresenta proposta de Lei que garante atendimento prioritário para Mães e Cuidadores de PCDs

27/03/2023
Compartilhar

Membro titular da Comissão de saúde e Previdência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Cabo Maciel (PL), apresentou à Casa um Projeto de Lei (PL) que estabelece a prioridade no atendimento de Mães e Cuidadores de Pessoas com Deficiência (PCD), tanto em serviços de saúde como estabelecimentos bancários ou comerciais. A propositura tem como objetivo cuidar e proteger as pessoas que garantem os cuidados e atenção a um dependente PCD.
A proposta abarca cuidadoras e cuidadores de Pessoas com Deficiência física, mental, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e no Transtorno do Espectro Autista (TEA) e estabelece que o atendimento prioritário deve ser prestado de forma individualizada, com tratamento adequado e que leve em conta as necessidades do dependente da pessoa atendida.
O autor da proposta explica o por quê que o enfoque do PL está no tempo em que a cuidadora ou cuidador serão atendidos: “Percebemos que muitas vezes esse responsável passa a viver em função de seu dependente em período integral, portanto fica visível a necessidade de um atendimento prioritário, em vista dessa necessidade de tempo causada por essa responsabilidade nos cuidados com a pessoa deficiente”, explicou Cabo Maciel.
O PL indica ainda que o atendimento prioritário seja estabelecido em órgãos públicos da administração direta e indireta, além das empresas concessionárias de serviços públicos, nos atendimentos médicos, tanto em unidades da REDE pública como particular e desde que siga os protocolos de atendimento médico, e em bancos, supermercados e estabelecimentos similares.
Cabo Maciel destaca também a necessidade dessa nova legislação. “Levando em consideração o comprometimento do Estado de cuidar destas mães e desses cuidadores e o princípio da igualdade, que pressupõe que as pessoas colocadas em situações iguais sejam tratadas igualmente e as diferentes entre si sejam tratadas de desigualmente, eu apresento esse Projeto e conto com o apoio dos meus pares em sua aprovação”, justificou o parlamentar.

Lindivan Vilaça (92) 99147-3440

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo, Cabo Maciel
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus garante inclusão e proteção social no ‘#SouManaus 2025’

08/09/2025

Sine Manaus oferta 397 vagas de emprego nesta terça-feira, 26/8

25/08/2025

Prefeitura de Manaus celebra mês do patrimônio histórico com debates e valorização da cultura local

22/08/2025

Prefeitura abre consulta pública para população participar da revisão do Plano de Saneamento Básico de Manaus

20/08/2025

Conselho Municipal de Saúde aponta avanços no triênio 2022-2025

06/08/2025

Sine Manaus oferta 233 vagas de emprego nesta quarta–feira, 23/7

22/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus