Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Brucelose: Pecuaristas devem vacinar bezerras, bovinas e bubalinas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
AmazonasGoverno do AmazonasManchete

Brucelose: Pecuaristas devem vacinar bezerras, bovinas e bubalinas

12/01/2023
Compartilhar

Por Agência Amazonas

A primeira etapa da campanha de vacinação segue até o dia 31 de maio

FOTO: Divulgação/AdafProdutores rurais de todo o Amazonas já podem vacinar suas bezerras, bovinas e bubalinas de 3 a 8 meses de idade contra a brucelose. A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Adaf) reforça que a campanha de imunização segue até 31 de maio e que, após a aplicação da vacina, é preciso notificar a agência.

A brucelose é uma doença causada por bactéria e que pode afetar diversas espécies, além de ser transmitida a humanos. A contaminação pode ocorrer tanto pelo contato direto com animais infectados e suas secreções, como pela ingestão de leite cru e queijo oriundos de leite não pasteurizado.

Os principais sintomas em animais estão relacionados à reprodução: aborto no fim da gestação, nascimento de crias fracas, retenção de placenta, artrite e dificuldade para caminhar. Nos machos, pode causar artrites, inchaço nos testículos (orquite) e infertilidade.

E em humanos, a doença pode causar febre, sudorese noturna, cansaço, fraqueza, calafrios, dor de cabeça e nas articulações, perda de apetite e de peso, inflamação nos testículos e infertilidade. Em grávidas, a infecção aumenta o risco de aborto, especialmente até o segundo trimestre.

“Por se tratar de uma zoonose, é fundamental ter muita cautela ao manipular os animais e ao escolher os laticínios que pretende consumir, sempre priorizando os alimentos que levam o selo do Serviço de Inspeção”, alerta o diretor-presidente em exercício da Adaf, Luiz Antônio da Silva.

Para manter os rebanhos livres da doença, os pecuaristas devem vacinar as fêmeas bovinas e bubalinas de 3 a 8 meses com a vacina B19. Basta uma vacina para toda a vida do animal. Por ser produzido com bactéria atenuada, o imunizante só deve ser aplicado por médicos veterinários e auxiliares (devidamente treinados) cadastrados na Adaf.

Após a vacinação, é necessário notificar a Adaf nos escritórios de seus respectivos municípios, apresentando a nota fiscal da vacina e o atestado de imunização. Propriedades que não têm fêmeas em seu rebanho, devem declarar a ausência desses animais.

MATERIAL EM VÍDEO E ÁUDIOConteúdo: Sonoras para rádio e TV com Angélica Martina, Fiscal Agropecuária e Médica VeterináriaLink: https://drive.google.com/file/d/11LWcoJKPxhh8sZH0aKdO5KRNIRevH4VV/view

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Vacinação
Redação Informe Manaus 12/01/2023 12/01/2023
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 309 vagas de emprego para esta sexta-feira

03/07/2025
Governo do Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de homem que desapareceu no bairro Redenção

03/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta quinta-feira (03/07)

03/07/2025
Governo do Amazonas

Galeria do Largo celebra 20 anos com exposição lúdica do Coletivo Diálogos Artísticos

03/07/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima anuncia pacote de medidas para apoiar produtores rurais de Apuí

03/07/2025
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: ‘Recicla, Galera’ supera meta e destina mais de 10 toneladas de resíduos à reciclagem

03/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus