Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Avanços em ações educacionais e na infraestrutura escolar marcam o Dia da Escola
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
AmazonasGoverno do AmazonasManchete

Avanços em ações educacionais e na infraestrutura escolar marcam o Dia da Escola

15/03/2023
WhatsApp Image 2023 03 15 at 11.54.29 1024x682 1
Compartilhar

Em quatro anos, foram entregues 12 Cetis e revitalizadas 415 unidades de ensino da rede estadual

Na data em que se comemora o Dia da Escola, neste 15 de março, a rede estadual de ensino celebra avanços estruturais e educacionais. Por entender a importância da educação nos mais diversos aspectos, o Governo do Amazonas ao longo da gestão tem buscado ampliar as ações voltadas à estruturação, à qualidade do ensino-aprendizagem e à valorização dos educadores, transpondo barreiras e proporcionando aos estudantes uma educação de qualidade. Desde 2019, o Governo do Amazonas revitalizou 415 escolas na capital e no interior.

As unidades de ensino recebem pintura total, troca de telhado completa, troca do forro, troca da fiação elétrica e adequações na cozinha. Uma dessas, é a Escola Estadual Benjamin Magalhães Brandão, localizada no bairro Compensa II, zona oeste de Manaus. A unidade de ensino estava há 16 anos sem receber qualquer tipo de intervenção estrutural.

A secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves, enfatizou a disposição do governo do Estado em continuar olhando com carinho para a educação do Amazonas. “Das 620 unidades de ensino, 415 já receberam serviços de revitalização, mesmo em meio a um período muito difícil (na pandemia), durante os últimos dois anos, não paramos. Fizemos muito em tão pouco tempo. Esse tem sido o resultado de um trabalho conjunto, de muito empenho dos nossos educadores e de apoio e parceria do governador Wilson Lima”, destacou a secretária Kuka.

Educação Integral

Em relação ao Ensino Integral, que teve 12 Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis) inaugurados até o final do ano de 2022, trata-se de um projeto de modernização da educação estadual. São cerca de 12 mil estudantes que, hoje, desfrutam de uma educação de qualidade, baseada nas necessidades atuais de desenvolvimento, os quais estudam em tempo integral.

Estas estruturas estão divididas nos municípios de Benjamin Constant, Lábrea, Nova Olinda do Norte, Careiro Castanho, Presidente Figueiredo, São Paulo de Olivença, Tefé, Manaus, Codajás, Tabatinga, Eirunepé e Boca Do Acre.

Com investimento de mais de R$ 222 milhões, os Cetis permitem aos estudantes o acesso a um espaço saudável, com uma política que os acolhe e os motiva a buscar um futuro próspero e, deixando-os como protagonistas de suas histórias, segundo a secretária Kuka Chaves.

“Para que esse projeto contemporâneo e arrojado fosse possível, a gestão do Programa de Aceleração do Desenvolvimento Educacional do Amazonas (Padeam) não mediu esforços para que, em quatro anos, a meta estipulada pelo governador Wilson Lima fosse, de fato, alcançada”, explicou a titular da pasta.

Ensino Bilíngue

Ainda entre os avanços tanto estruturais, quanto educacionais, durante a abertura do ano letivo de 2023, o governador Wilson Lima anunciou a expansão do ensino bilíngue para mais de dez escolas da rede pública estadual já para 2024. O intuito é fortalecer a formação do estudante, por meio do acesso e o aprendizado de outro idioma e culturas, na capital e no interior.

O governador reforçou que atualmente a Secretaria de Estado de Educação e Desporto conta com o ensino bilíngue, inclusive no interior. “No município de Tabatinga, nós temos uma escola bilíngue com português e espanhol e estamos estudando levar esse modelo para outros municípios que estão na região de fronteira. Essa será uma avaliação da comunidade estudantil, dos pais e também dos professores”, disse.

Laboratório de Robótica

Em menos de dois anos, 49 escolas da rede estadual receberam a instalação dos laboratórios de robótica, conhecidos como Espaço Maker. Os locais são espaços interativos que estimulam os estudantes a desenvolverem diversas habilidades e competências, por meio de áreas como linguagem de programação, robótica, empreendedorismo, carpintaria, impressão em 3D, eletrônica, gastronomia, entre outras áreas de conhecimento.

Dois desses espaços estão localizados em escolas estaduais do município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus), onde o estudante Luiz Mendonça, de 19 anos, aluno da 3ª série do Ensino Médio, falou sobre a expectativa de receber o laboratório no município.

“Nós, alunos, já estávamos na expectativa da entrega do laboratório. Ainda bem que foi este ano, assim, ainda vou poder aproveitar bastante as atividades e as dinâmicas”, disse.

Todas estas iniciativas transformam e se transformarão em um passo importante para a pavimentação de um futuro seguro para os estudantes da rede estadual de ensino.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Benjamin Constant, Boca do Acre, Careiro, Codajás, Educação, Eirunepé, Empreendedorismo, Governador Wilson Lima, Governo do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Itacoatiara, Lábrea, Manaus, Nova Olinda do Norte, Presidente Figueiredo, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tefé
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

WhatsApp Image 2025 05 30 at 171306 1024x681 1
Governo do Amazonas

SES-AM reforça combate ao tabagismo em ação educativa na Vila Olímpica

30/05/2025
Palestrante Fabiola Nazare Borges TJAM 1024x575 1
Governo do Amazonas

Ciama encerra Semana de Integridade e Compliance debatendo os desafios da Gestão Pública Ética e Transparente

30/05/2025
SES AM BARCO SAOJOAOXXIII ENCERRA EXPEDICAO URUCURITUBA FOTO Ruan TravassosSEMSA jpg3 1024x683 1
Governo do Amazonas

Barco Hospital São João XXIII encerra 10ª expedição com quase 7 mil atendimentos em Urucurituba

30/05/2025
Projetos da UEA sao homenageados pela Delegacia da Receita Federal em Varginha durante cerimonia Arquivo Pessoal 1 1024x768 1
Governo do Amazonas

Projetos da UEA são homenageados pela Delegacia da Receita Federal em Varginha (MG)

30/05/2025
Imagens Arquivo Eptran Detran AM 1024x682 1
Governo do Amazonas

Detran-AM: Escola Pública de Trânsito disponibiliza 260 vagas para cursos gratuitos no mês de junho

30/05/2025
Sepror Anori PAA foto Divulgacao 4 1024x768 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas investe R$ 75 mil na compra de alimentos da agricultura familiar em Anori

30/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus