Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Avançam as negociações em torno do contrato de  empréstimo do Prosai Parintins
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Avançam as negociações em torno do contrato de  empréstimo do Prosai Parintins

07/11/2023
Compartilhar

Estado do Amazonas começou a discutir, nesta terça-feira (07/11), a minuta do contrato com o governo federal e o BID

Foto: Divulgação/Sedurb

O Governo do Amazonas iniciou, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ao Governo Federal, o processo de negociação da minuta do contrato de empréstimo do Programa de saneamento Integrado de Parintins (Prosai Parintins). A primeira reunião foi nesta terça-feira (07/11) entre órgãos estaduais e federais, tendo à frente a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), responsável pelo Prosai.

De acordo com o secretário da Sedurb e coordenador Executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, as negociações são uma das fases que antecedem a assinatura do contrato. O Prosai Parintins prevê investimentos na ordem de U$ 87,5 milhões, sendo U$ 70 milhões financiados pelo BID e a contrapartida estadual de U$ 17,5 milhões. 

Essa etapa do processo de negociação do empréstimo acontece em duas fases. A primeira foi realizada nesta terça-feira, para a discussão das cláusulas contratuais da minuta proposta pelo BID, que envolveu além da UGPE, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Secretaria de Estado da Fazenda, e os seguintes órgãos federais: Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento, órgão do Ministério da Fazenda, e a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN). 

“Nessa etapa analisamos as cláusulas contratuais envolvendo disposições especiais, as normas gerais, os anexos e o contrato de garantia. Não havendo discordância da delegação brasileira, agora, vamos para a reunião de negociação, quando o financiador, no caso o BID, se juntará à mesa para a suas considerações”, explica o subcoordenador de Planejamento da UGPE, Leonardo Barbosa, que representou o órgão na reunião virtual.

A próxima etapa das negociações está prevista para quinta-feira (07/11). “Será a reunião definitiva de negociação da minuta dos contratos de empréstimo e de garantia, dessa vez com a participação do BID, os órgãos estaduais e federais. Caso aprovado, seguem-se os trâmites para a formalização do contrato, no caso o encaminhamento pelo Estado ao Governo Federal do Pedido de Verificação de Limite de Crédito (PVL) e as considerações finais da diretoria do BID, em Whashington”, explica Leonardo Barbosa.

Antes da assinatura do contrato final, os governos do Amazonas e federal assinam os contratos de garantia e contragarantia e, por fim, será solicitado aval do Senado Federal, por se tratar de um empréstimo internacional.

Prosai Parintins

O Prosai Parintins vai urbanizar uma área de risco de alagação na região conhecida como Lagoa da Francesa, com o objetivo de solucionar os problemas ambientais, urbanísticos e sociais do local e redondezas. As obras previstas são de drenagem e esgoto, mobilidade urbana, construção de unidades habitacionais, parques urbanos e equipamentos públicos.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Amazonas, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Parintins, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Polícia Militar do Amazonas prende dois por tráfico de drogas em Juruá e apreende entorpecentes, arma e outros materiais

08/02/2026
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima entrega implementos, insumos e documentos ao setor primário em Boca do Acre e Pauini

08/02/2026
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas alinha com Ministério a implementação da saúde da população negra em encontro institucional

06/02/2026
Governo do Amazonas

Sedurb e UGPE reúnem cerca de 95 parceiros para apresentar avanços e resultados dos programas no Amazonas

06/02/2026
Governo do Amazonas

Operação Carnaval 2026 mobiliza cerca de 4 mil policiais no Amazonas para reforçar a segurança pública

06/02/2026
Governo do Amazonas

Projeto apoiado pela Fapeam investiga produção e descarte de resíduos sólidos nas escolas de Manaus

06/02/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus