Município é o primeiro, além de Parintins, a receber iniciativa, que já destinou mais de 7 toneladas de resíduos para reciclagem em dois anos
O projeto “Recicla, Galera”, diante do sucesso das edições anteriores, está ampliando sua atuação para outros espaços além do Festival de Parintins. Como iniciativa piloto, Apuí (distante 453 quilômetros de Manaus) será o segundo município a receber a ação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), durante a 34ª Exposição Agropecuária (Expoap), que iniciou na quinta-feira (31/08).
Desta vez, a ação será em parceria com a Prefeitura de Apuí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), da Evergreen, da Fazenda Boa Fé e da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do município.
“A Prefeitura de Apuí demonstrou um grande interesse em trazer o ‘Recicla, Galera’ para o município, após os grandes resultados do projeto em Parintins. O que nós queremos é estar presentes em grandes eventos do interior do Amazonas, ensinando para todos que é possível aliar a sustentabilidade ambiental, com geração de renda e impacto local,” ressaltou Fabrícia Arruda, secretária executiva adjunta de Gestão Ambiental da Sema.
O projeto engloba atividades que vão desde o incentivo à reciclagem, por meio de ações de Educação Ambiental, até a destinação correta dos materiais recicláveis, gerando renda sustentável e minimizando impactos ambientais de grandes eventos. Durante o 56º Festival de Parintins, por exemplo, o “Recicla” totalizou mais de 5,8 toneladas de resíduos destinados à reciclagem, evitando que o material fosse levado para lixões clandestinos.
“A atuação da Sema está sendo muito produtiva. É um trabalho que o município vem desenvolvendo há algum tempo, já em parceria com a Secretaria de Estado, e essa ação específica e pontual na Expoap vem fortalecer e reforçar a conscientização da população para a maior festa do nosso município”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Domingos Bonfim.
“Esta edição faz parte de uma proposta da secretaria de expandir a iniciativa para outros municípios. A previsão é que, para os próximos anos, o ‘Recicla, Galera’ alcance outros pontos do Amazonas. Queremos mobilizar a comunidade, catadores, comitivas, comércio e mais parceiros, todos em uma dinâmica de transformar as festas regionais, tornando-as mais amigas do meio ambiente”, completou a secretária Fabrícia.
Recicla, Galera Apuí
Assim como o “Recicla, Galera” em Parintins, o projeto em Apuí será desenvolvido a partir de três pilares: gestão de resíduos sólidos e recicláveis, estruturação e geração de renda de catadores locais e mobilização e educação ambiental de moradores e visitantes do município.
Desta forma, a cidade vai passar a contar com 15 ecopontos, a serem distribuídos em áreas estratégicas da cidade, para dar suporte à coleta de resíduos do evento e à implementação da coleta seletiva local. Os catadores também vão receber materiais e equipamentos, além de serem beneficiados com a renda gerada a partir da venda dos recicláveis.
Outras frentes de trabalho também incluem um Espaço Sustentável, que funcionará como centro de triagem e ações de educação ambiental. Um stand com produtos de Unidades de Conservação também será montado na Feira da Agricultura Familiar (Femafap), para ampliar a geração de renda comunitária.