Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Amazonas participa da Conferência da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Amazonas participa da Conferência da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica

16/08/2023
Compartilhar

Evento foi organizado pelo Ministério das Relações Exteriores para discutir temas pertinentes a região, como a preservação da Amazônia 

Fotos: Isaac Maia/SEPROR

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de produção rural (SEPROR), participou, nesta terça-feira (15/08), da Conferência da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), organizado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), em colaboração com o Instituto Barão do Rio Branco, no auditório da Sicoob Uni/AM. 

A OTCA é uma organização intergovernamental, formada por oito países amazônicos: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, que assinaram o Tratado de Cooperação Amazônica (TCA), tornando-se o único bloco socioambiental da América Latina. 

O evento abordou diversos temas pertinentes a região como: Panorama do Cooperativismo no Amazonas, Atuação do Sicoob Uni/AM no Estado, além da apresentação da Cooperativa Extrativista do Mapiá e Médio Purus (Cooperar), oferecendo insights sobre a importância das cooperativas na promoção de atividades sustentáveis. 

O presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/AM), José Merched Chaar, deu as boas-vindas aos participantes e destacou números do cooperativismo no Amazonas. Ele ressaltou o papel das cooperativas na economia local, enfatizando sua contribuição para o desenvolvimento sustentável da região. 

Chaar apresentou dados revelando aumento significativo no número de cooperativas nos últimos anos, evidenciando a importância do setor para a geração de empregos e fortalecimento da comunidade. Sua fala destacou a necessidade de apoio contínuo ao cooperativismo como parte integral do progresso estadual. 

O titular da Secretaria Executiva Adjunta de Política, Agrícola, pecuária e Florestal do Amazonas (Seapaf), Airton Schneider, representando o titular da SEPROR, Petrucio Magalhães Júnior, enfatizou o compromisso contínuo do governo em promover a cooperação internacional e a conservação ambiental na Amazônia, participando ativamente das discussões e iniciativas voltadas para a preservação e a promoção do desenvolvimento sustentável na região. 

Airton Schneider ressaltou a importância da colaboração regional para enfrentar os desafios ambientais e sociais da região, bem como fortalecer as relações diplomáticas entre os países membros da OTCA na busca por soluções conjuntas para os desafios amazônicos.

Após as sessões matinais, a Conferência prosseguiu com uma visita à Cooperativa de fruticultura dos Agricultores do Município de Manacapuru (COOPFAMMA), destacando a importância do setor agrícola para a região. 

A programação permitiu aos diplomatas brasileiros em formação, intercambistas estrangeiros e representantes da OTCA mergulhar na rica cultura e na dinâmica socioeconômica da região amazônica. 

O Ministério das Relações Exteriores, representado pelo coordenador-geral de ensino do Instituto Rio Branco, Paulo Rocha Cypriano, expressou sua gratidão à OCB/AM, ao Sicoob Uni/AM e a todas as entidades envolvidas por proporcionarem uma experiência enriquecedora e colaborativa. A visita destacou a importância da cooperação internacional e do intercâmbio cultural para um entendimento mais profundo das questões globais.

Participaram também do evento Marcos Moisés de Oliveira, diretor da Sicoob/Uni/Am; Paulo Rocha Cypriano, coordenador-geral de ensino do Instituto Rio Branco; Reiko Nakamura, consulesa geral adjunta do Japão; Asdrubal Francisco Epaminondas de Melo, presidente do Sicoob/Uni/Am, além de trinta e oito diplomatas brasileiros em formação, sete intercambistas estrangeiros e nove representantes de países membros da OTCA.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Amazonas, Economia, Governo do Amazonas, Manacapuru, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Hemoam e UEA lançam edital para mestrado em Ciências Aplicadas à Hematologia

10/09/2025
Governo do Amazonas

Espetáculo ‘Regionalidades – Parte 2’ celebra diversidade cultural no palco do imponente Teatro Amazonas

10/09/2025
Governo do Amazonas

Delegação amazonense chega a Brasília para os Jogos da Juventude 2025

10/09/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas implanta mais de 2,9 mil pontos de iluminação de LED em Maués

10/09/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas reforça integração no combate ao crime transnacional no CCPI Amazônia

09/09/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde em Canutama e amplia atendimento para 16 especialidades médicas

09/09/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus