Na segunda etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) de Badminton, 12 alunos da rede estadual do Amazonas foram destaque com nove medalhas conquistadas na competição. Em Caxias, no Rio Grande do Sul, os estudantes brilharam e subiram ao pódio nas categorias sub-15, sub-17, sub-19 e sub-23, além das duas modalidades, Simples e Duplas. A disputa integra o Circuito Nacional de Badminton 2023.
Em março deste ano, os alunos já tinham realizado a primeira etapa do CBI, em Toledo, no Paraná. O campeonato, que contou com mais de 400 competidores de todo o país, marcou o início do calendário das competições nacionais do esporte.
“Fazendo um comparativo, tivemos um aumento significativo no número de medalhas em relação à primeira etapa do circuito, além de chegarmos em mais ‘quartas de finais’, que é a fase prévia à disputa de medalha. Cumprimos nossa meta, que era a de manter a crescente. Agora, é se preparar para as próximas competições”, comentou o professor de Educação Física, Moisés Fabiano, um dos treinadores dos atletas.
Destaque na competição, o atleta Gustavo Cruz, de 14 anos, foi medalhista de ouro no sub-17 da modalidade Duplas. Gustavo, que é aluno do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Sérgio Alfredo Pessoa, é o atual campeão da categoria sub-15 nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), além de ser figura tarimbada em campeonatos internacionais, como o Pan-Americano de Badminton Júnior, realizado em 2018.
“Graças a Deus, conquistei uma medalha de ouro nesse circuito. Me preparei muito, porque sabia que o nível seria muito alto. Quero agradecer aos meus treinadores e a quem me apoia no esporte. Seguirei treinando para realizar meu sonho, que um dia é poder representar o Brasil em uma Olimpíada”, comentou o jovem atleta.
Campeonato Sul-Americano
As etapas do Circuito Nacional representam as qualificatórias para o Campeonato Sul-Americano de Badminton, previsto para ocorrer em dezembro. A terceira e última etapa, chamada de Top-16, acontecerá em setembro, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Nessa etapa, os 16 melhores qualificados de cada categoria disputam três vagas para a competição internacional.
Para a última etapa de classificação, a rede estadual do Amazonas está com três competidores já confirmados e com a expectativa, ainda, de classificar outros, com a divulgação do ranking nacional nos próximos dias.
Confirmada na etapa final, a atleta Emily Benevides, 12, aluna da Escola Estadual Eunice Serrano, foi medalhista de bronze em Caxias e vai disputar o Top-16 na categoria sub-15.
“Para mim, o Sul-Americano representa muito. São muitas experiências esportivas únicas, além do lado financeiro, com os auxílios dados pela confederação brasileira. Então, com muito esforço e dedicação, eu espero a classificação para esse campeonato”, afirmou Emily.
Iniciativas campeãs
As medalhas amazonenses são fruto de projetos que acontecem dentro das escolas estaduais. Esse é o caso do projeto “Badminton na Escola”, desenvolvido na Escola Estadual Cacilda Braule Pinto e que, em Caxias, rendeu três medalhas de ouro, além de duas de bronze.
“Nosso projeto acontece há oito anos e temos mais de 40 alunos ativos hoje. Estamos muito felizes com o resultado aqui em Caxias, nos dá força para seguirmos em frente”, salientou o treinador do projeto, Taffarel Assis.
Outra iniciativa é o “Badminton Escolar”, que ocorre desde 2015 na Escola Estadual Prof. Francisco das Chagas Souza Albuquerque e que, hoje, alcança unidades escolares adjacentes, com mais de 100 alunos ativos.
Fotos: Divulgação | Arquivo Pessoal