Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Alunos da EJA garantem vagas em cursos técnicos profissionalizantes do Ifam
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
AmazonasManchete

Alunos da EJA garantem vagas em cursos técnicos profissionalizantes do Ifam

17/03/2023
Educaca de Jovens e Adultos Euzivaldo Queiroz Seduc AM 1024x683 1
Compartilhar

Na próxima segunda-feira (20/03), jovens e adultos da rede estadual de ensino da capital iniciam as atividades no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação de Jovens e Adultos (Proeja), o qual faz parte da Formação Inicial e Continuada (FIC). A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e o  Instituto Federal do Amazonas (Ifam). 

O Proeja-FIC tem como objetivo proporcionar uma educação que garanta a continuidade da Educação Básica em todas as  dimensões. Além da capital, alunos de seis municípios do interior do Amazonas também estão sendo atendidos. Em Maués, Iranduba, Manacapuru, Eirunepé, Parintins e Coari, a aula inaugural ocorreu no último dia 13 de março. 

Para este ano, 351 alunos já estão garantidos no projeto, sendo 149 da capital e 202 do interior. A seleção foi feita a partir de inscrições, diretamente nas escolas. O Proeja-FIC consiste na modalidade de Educação a Distância (EAD) e encontros presenciais realizados à noite, além de possíveis encontros agendados aos sábados, com carga horária total de 200 horas. Os cursos oferecidos são de formação profissional e técnica de curta duração, voltados para estudantes da EJA que estão no Ensino Médio, correspondentes a 9ª, 10ª e 11ª etapa.

Devido à necessidade de uso de computadores e/ou celulares para estudo, um pacote de internet também será disponibilizado para as aulas teóricas.

Capital 

Na aula inaugural em Manaus,  a programação contará com a palestra “A importância da qualificação profissional para o mundo do trabalho”, ministrada pelo professor Dr. Dênis da Silva Pereira, e uma aula on-line sobre “Como utilizar a plataforma moodle para os estudantes do EAD?”, ministrada pela professora mestre Adriana Carla de Morais Vale. Em Manaus, o Ifam conta com três campos, localizados, sendo um na zona leste, outro no Centro e o terceiro no Distrito Industrial.

A atual gerente da EJA e do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), Kátia Mendes, falou sobre o projeto e a importância dos cursos do Proeja-FIC, para a inserção do aluno no mercado de trabalho. 

“O objetivo é destacar essa qualificação profissional dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos e uma formação técnica promovida em parceria pelo Ifam. Essa configuração dessa política educacional de preocupação com a qualificação possibilita a inserção do aluno da EJA no mercado de trabalho, garantindo condições de competitividade, além do mundo de produção e criatividade que é o contexto local, já que vivemos em um polo industrial”, explicou a gerente. 

Os cursos oferecidos pelo Proeja são: desenhista da construção civil, eletricista instalador predial de baixa tensão, assistente de logística, assistente administrativo, operador de computador, informática básica, criadores de peixe em tanque-rede, gestor de microempresa, agricultor familiar, operador de supermercado e agente de inclusão digital em centros públicos de acesso à internet.  

Sobre o EJA e o Proeja

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi criada no ano de 2003, integrando o programa Brasil Alfabetizado. Ela é uma modalidade de ensino voltada para aqueles que não conseguiram concluir o Ensino Básico no tempo indicado. O aluno participa das disciplinas e, ao concluir o EJA, obtém o certificado de conclusão do curso.

O Programa da Educação de Jovens e Adultos integrado à Educação Profissional – EJA Integrada (Programa EJA/EPT)  foi instituído pela Portaria 962, de dezembro de 2021, do Ministério da Educação (MEC).

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Coari, Educação, Educação Básica, Eirunepé, Estado do Amazonas, Iranduba, Manacapuru, Manaus, Maués, Parintins, Secretaria de Educação do Estado do Amazonas
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus inaugura sala de recurso na creche Maria Aparecida Silva Dantas 

22/05/2025

Prefeitura realiza distribuição de abafadores no Réveillon Manaus 2025 ‘O Encontro da Nossa Gente’

30/12/2024
8f5dbaf4 4017 4520 aad8 273a932e0aff yI5ZRz
Amazonas

Suframa visita planta da Sakura no PIM

18/11/2024
564ffc37 f718 4cf8 b179 a8e8f646d990 VCCUBB
Amazonas

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

18/11/2024
bb44f389 64f5 4f24 b4fe 53dca9bd2a35 WPNs9v
Amazonas

Suframa conhece trabalho da Hana Electronics

17/11/2024
d8cd541a bb23 49f2 b50c 5c0b3a210723 A7w0qK
Amazonas

Lei de Informática da Zona Franca de Manaus fomenta R$ 1,48 bilhão em investimentos e mais de 420 projetos de PD&I em 2023

14/11/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus