Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Alunos da EETI Jacimar da Silva Gama iniciam atividade do projeto Academia Stem
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Alunos da EETI Jacimar da Silva Gama iniciam atividade do projeto Academia Stem

22/06/2023
Compartilhar

Estudantes da 1ª série, do Ensino Médio, da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Professora Jacimar da Silva Gama, no bairro Petrópolis, zona Sul, participaram da primeira aula do curso “Tecnologias Digitais e Indústria 4.0”,  do projeto Academia Stem. O projeto, com carga horária de 20 horas, é realizado pela Samsung em parceria com a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.

STEM é a sigla de Science, Technology, Engineering and Mathematics, em tradução livre “Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática”, e alinhados aos Espaços Makers, que são laboratórios de robótica da Secretaria de Educação, os mentores têm o objetivo de educar e incentivar os alunos nas áreas de Ciências Exatas. 

O professor da UEA e da Academia Stem, Rodrigo Souza, falou sobre a programação e destacou a importância do projeto em aproximar os estudantes dessas áreas disciplinares de forma lúdica e divertida.

“Apresentamos para eles, no primeiro momento, basicamente qual a proposta do projeto Academia Stem. A ideia de trabalhar com eles nesse espaço Maker é tentar desmistificar que Ciências da Natureza, Matemática, Física e Química são ciências difíceis de aprender e a gente pode aprender de uma maneira mais leve, lúdica e  fazendo por meio de projetos”, explicou o professor.

As aulas 

O curso será dividido em três dias, onde cada um contará com uma proposta diferente e todos serão orientados por estudantes em formação da UEA. 

No primeiro, foi realizada uma introdução do que é o projeto Academia Stem, alguns trabalhos introdutórios de conceitos como Indústria 4.0 e robótica, além de algumas dinâmicas. 

Já no segundo dia ocorrerá a parte prática onde os alunos terão introdução à programação, utilizando ferramentas gratuitas da internet, eletrônica e robótica, em que realizarão um experimento.

No terceiro e último dia, o curso finaliza com a área de programação e design utilizando as ferramentas de impressora 3D e corte laser.

Um dos mentores do projeto e estudante de Engenharia de Controle e Automação, Matheus Medeiros, falou sobre o sentimento dele como estudante universitário em estar ministrando essas aulas para estudantes do Ensino Médio.

“É algo sensacional e incrível. Infelizmente, ainda há uma defasagem muito grande de informação, levarmos isso e ver as crianças e os jovens se interessando por isso é algo extraordinário”, falou o mentor.

A Programação

Utilizando dois laboratórios que se locomovem em carretas e suportam até 40 alunos, o projeto Academia Stem visita diversas escolas, em Manaus e no interior, e se instala para capacitar os estudantes. 

O projeto está sendo desenvolvido, atualmente, na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Professor Djalma da Cunha Batista e na Escola Estadual Prof. Waldocke Fricke de Lyra. O projeto já passou por Presidente Figueiredo (117 quilômetros de Manaus) e Iranduba (distante a 27 quilômetros de Manaus).

Uma das estudantes participantes do projeto Fernanda Ysabelly Gomes, de 15 anos, contou sobre o dia e como o projeto trouxe informações que ela não sabia.

“Eu achei a experiência muito boa. Eu sempre gostei de coisas relacionadas à tecnologia e tem coisas que eu não sabia. Eu sempre fui mais pela internet e nunca tinha procurado pesquisar, agora que fiquei sabendo eu vou me aprofundar mais no conteúdo”, contou a estudante.

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Estado do Amazonas, Iranduba, Manaus, Presidente Figueiredo, Secretaria de Educação do Estado do Amazonas
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

8f5dbaf4 4017 4520 aad8 273a932e0aff yI5ZRz
Amazonas

Suframa visita planta da Sakura no PIM

18/11/2024
564ffc37 f718 4cf8 b179 a8e8f646d990 VCCUBB
Amazonas

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

18/11/2024
bb44f389 64f5 4f24 b4fe 53dca9bd2a35 WPNs9v
Amazonas

Suframa conhece trabalho da Hana Electronics

17/11/2024
d8cd541a bb23 49f2 b50c 5c0b3a210723 A7w0qK
Amazonas

Lei de Informática da Zona Franca de Manaus fomenta R$ 1,48 bilhão em investimentos e mais de 420 projetos de PD&I em 2023

14/11/2024
b41cc722 5536 4d75 b868 b734cf2b3ac9 ETAN9i
Amazonas

Fábrica da Chint no Polo Industrial de Manaus será inaugurada em março de 2025

14/11/2024
Teatro Amazonas foto Lucas Silva 1 300x225 y0PCzm
AmazonasEducação

PIB do Amazonas cresce 3,27% em 2022, acima da média nacional

14/11/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus