Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Alunas e professoras do Amazonas integram equipe nacional de podcast lançado pelo Museu do Amanhã (RJ)
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
AmazonasManchete

Alunas e professoras do Amazonas integram equipe nacional de podcast lançado pelo Museu do Amanhã (RJ)

02/02/2023
SEDUC Gravacao podcast Vocacoes Na Voz Delas Arquivo Pessoal 1
Compartilhar

Duas professoras e duas alunas da rede pública estadual do Amazonas integram a equipe nacional que produziu os episódios da primeira temporada do podcast “Vocações – Na Voz Delas”, lançado pelo Museu do Amanhã, do Rio de Janeiro. O podcast tem como objetivo estimular a presença feminina na ciência. A primeira temporada, que já está no ar, conta com 11 episódios que fomentam o debate sobre o tema.

Em nota, o gerente de Desenvolvimento Científico do Museu do Amanhã, Davi Bonela, falou sobre o podcast, destacando a importância de se ter mulheres cientistas como referência ainda na educação básica, de modo a incentivar meninas e adolescentes a seguirem carreiras científicas.

“O Museu do Amanhã se uniu às escolas públicas brasileiras para mostrar o protagonismo das mulheres na ciência, além de debater os desafios que se apresentam na carreira destas profissionais e seus feitos enquanto pesquisadoras”, ressaltou Bonela.

Em julho do ano passado, a professora de Química, Alyne Ribeiro, da Escola Estadual Cacilda Braule Pinto, localizada no bairro Coroado 2, zona leste de Manaus, se inscreveu no programa.

“Logo após saber do projeto, nem acreditei que fosse possível ser selecionada, por conta da importância do Museu do Amanhã. Porém, fiz mesmo assim. Foi uma alegria quando descobri que tinha sido escolhida e, a partir dali, iniciamos os nossos trabalhos. Sou oriunda de projetos como este, e a temática me chamou bastante atenção. Precisamos falar mais sobre igualdade de gênero nesse mundo da pesquisa científica”, contou Alyne.

Produção

O processo de produção dos episódios aconteceu depois de um ciclo completo de aprendizagem sobre todas as etapas da criação de um podcast. As professoras contempladas pelo projeto participaram de um treinamento realizado de forma on-line, distribuído em uma carga horária de 15h, ao longo de quatro meses.

Em paralelo ao treinamento, as professoras também receberam um “kit podcast”, contendo microfone, interface de som, fones de ouvido, gravador digital e espuma. No total, as representantes do Amazonas produziram dois episódios nesta primeira temporada do “Vocações”.

Nos episódios produzidos pelas amazonenses, as entrevistadas foram a professora Grazyelle Sebrenski, do Departamento de Morfologia, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); e a bióloga Luciana Mara Fé, pesquisadora e servidora pública estadual, na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Ciência em pauta

A paixão pela ciência é algo em comum tanto para as entrevistadas quanto para as professoras e estudantes. Vitória Morato, uma das entrevistadoras e aluna da Escola Estadual Cacilda Braule Pinto, no Coroado 2, em Manaus, já tinha sido bolsista no Programa Ciência na Escola (PCE), quando foi orientada pela professora Alyne Ribeiro.

“Eu sempre gostei muito da área e, sinceramente, sou uma pessoa muito apaixonada por todas as suas descobertas. O PCE foi muito importante para mim, assim como o projeto ‘Vocações’. Além do conhecimento, melhorei bastante a minha forma de me comunicar com os outros, e isso é valioso. Vou levar comigo para o resto da minha vida”, afirmou a estudante.

Todos os episódios da primeira temporada do podcast “Vocações – Na Voz Delas” estão disponíveis no Spotify.

FOTOS: Divulgação/Arquivo pessoal

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Educação Básica, Estado do Amazonas, Manaus, Secretaria de Educação do Estado do Amazonas
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus inaugura sala de recurso na creche Maria Aparecida Silva Dantas 

22/05/2025

Prefeitura realiza distribuição de abafadores no Réveillon Manaus 2025 ‘O Encontro da Nossa Gente’

30/12/2024
8f5dbaf4 4017 4520 aad8 273a932e0aff yI5ZRz
Amazonas

Suframa visita planta da Sakura no PIM

18/11/2024
564ffc37 f718 4cf8 b179 a8e8f646d990 VCCUBB
Amazonas

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

18/11/2024
bb44f389 64f5 4f24 b4fe 53dca9bd2a35 WPNs9v
Amazonas

Suframa conhece trabalho da Hana Electronics

17/11/2024
d8cd541a bb23 49f2 b50c 5c0b3a210723 A7w0qK
Amazonas

Lei de Informática da Zona Franca de Manaus fomenta R$ 1,48 bilhão em investimentos e mais de 420 projetos de PD&I em 2023

14/11/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus