Na noite desta quinta-feira (09/02), o vereador Alonso Oliveira (Avante) participou da abertura do ‘Carnaval do Povão 2023’, na Praça Mindu Norte, na Alameda Alphaville, Novo Aleixo, zona norte. O projeto inédito, criado pelo Instituto de Inovação Desportiva e Cultural da Amazônia (Idama) e União das Escolas de Samba do Estado do Amazonas (Uesam), vai dar oportunidade do primeiro desfile para cinco novas agremiações que compõem o “Grupo Experimental”.
Para o vereador Alonso, que é Presidente da 9ª Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico (COMCPH) da Câmara Municipal de Manaus (CMM), a proposta de resgate da tradição do carnaval de Manaus é relevante e atende a necessidade de organização no acesso de novas escolas no desfile oficial das escolas de samba de Manaus.
“Manaus possui um dos maiores celeiros de artistas e produtores culturais. Nossas raízes são fortes, nossa ancestralidade tem uma influência muito grande em nosso cotidiano e, tanto o carnaval de rua, quanto o desfile das escolas de samba, por exemplo, são as manifestações culturais mais antigas de Manaus, quando a elite amazonense formada pelos barões da borracha eram os primeiros a participarem das brincadeiras populares. Então, tudo que for para somar com o meio cultural e o resgate do sentimento de pertencimento, tem meu total apoio”, avaliou o vereador Alonso Oliveira.
As cinco novas escolas são: Grêmio Recreativo Escola de Samba Amor; Grêmio Recreativo Escola de Samba União Leste; Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade da União; Grêmio Recreativo Escola de Samba Império do Cajual; e Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmico do Rio Negro.
Estrutura do Carnaval do Povão 2023
O evento tem uma estrutura montada semelhante à usada no Centro de Convenções de Manaus, o sambódromo, com “passarela do samba”, arquibancadas para os foliões acompanharem os desfiles, área para jurados e autoridades, praça de alimentação e playground infantil.
Programação
A programação do “Carnaval do Povão” é totalmente gratuita. O desfile oficial das escolas de samba do Grupo Experimental acontece nesta sexta-feira, 10/02, com 40 minutos de apresentação para cada uma das cinco agremiações.
No sábado (11/02), a partir das 14h, inicia a apuração, ainda na estrutura do “Carnaval do Povão” montada na Praça Mindu Norte. De acordo com os organizadores, a expectativa de público para o evento é de 30 a 40 mil pessoas.
Texto – Emanuelle Baires – Assessoria de Comunicação do vereador