Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: 65º Festival Folclórico do Amazonas: A diversidade da cultura popular dos grupos folclóricos da Categoria Ouro
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

65º Festival Folclórico do Amazonas: A diversidade da cultura popular dos grupos folclóricos da Categoria Ouro

18/07/2023
Cultura personagem Isaac Freitas Marcio James 1024x682 1
Compartilhar

Alcançando diferentes gerações, o festival apresenta danças folclóricas no Povos da Amazônia e os bumbás de Manaus, no Sambódromo. A programação segue até o dia 29 de julho, com entrada gratuita 

Cultura personagem Isaac Freitas Marcio James 1024x682 1
FOTOS: Marcio James/Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Personagens /Divulgação

Manifestações culturais, enraizadas no folclore, ultrapassam gerações e representam a essência do Festival Folclórico do Amazonas. Rico na diversidade, a atração promovida pelo Governo do Estado perdura há 65 anos com um formato democrático e popular, fomentando grupos folclóricos nas comunidades e bairros de Manaus. Ao longo do tempo, muitos deles passaram por alterações, ganharam novas formações, gestões, mas sem perder a essência. 

Ainda na década de 70, as apresentações do festival folclórico migraram para diferentes locações: estádios Ismael Benigno (Colina), Parque Amazonense, Vivaldo Lima (Vivaldão) até chegar em 1979, na denominada “Bola da Suframa”. Posteriormente, o festival retornou ao Vivaldão, ocupou o Sambódromo e, em 2007, com a inauguração do Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA), na antiga Bola da Suframa, as agremiações voltaram a se apresentar no local.  

O processo foi de adaptação para muitos grupos folclóricos. Um deles, “Marupiaras do Amazonas”, integrante da Categoria Ouro do Festival Folclórico de Amazonas, soma mais de quatro décadas de formação. 

O desafio de colocar a quadrilha para dançar reflete a relação de amor à cultura e à comunidade da fundadora e presidente, Margareth Soutelo, a “Magá”. 

“Dançamos no General Osório, no Nacional, e em vários outros locais. Lembro de muitas vezes ter dançado no tablado da Bola da Suframa, um tabladão de madeira que as pessoas batiam muito com os pés, fazendo um barulhão”, recorda Magá, que hoje se orgulha da estrutura do atual espaço destinado às apresentações. “Os quadrilheiros, quando vêm de fora, fazem questão de conhecer pessoalmente o Povos da Amazônia. Sinal que o nosso local é bom”, disse a fundadora. 

A quadrilha passa por várias gerações e concentra mais de 10 integrantes de uma mesma família. Elson Rocha assume

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Amazonas, Economia, Governo do Amazonas, Manaus, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

BOLETIM CHEIA WEB3105 1024x576 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (31/05)

31/05/2025
Aula Interativa do Pre Vest UEA Daniel Brito 1024x683 1
Governo do Amazonas

Aulão ao vivo do Pré-Vest UEA oferece mais de três horas de conteúdo para candidatos

31/05/2025
WhatsApp Image 2025 05 31 at 123146 1024x682 1
Governo do Amazonas

Ipaam conclui Mutirão do CAR em Maués com mais de 500 atendimentos a produtores rurais

31/05/2025
SECOM ROCAM MOTOS FOTOS DIEGO PERES
Governo do Amazonas

Mais potência e tecnologia: novas motocicletas entregues pelo governador Wilson Lima ampliam atuação da PMAM na capital

31/05/2025
SEPROR EXPOSICAO AGROPECUARIA DE NHAMUNDA FOTO DIVULGACAO 1024x768 1
Governo do Amazonas

Sepror investe recursos para apoiar a realização da 6ª Exposição Agropecuária de Nhamundá

31/05/2025
Educacao Sarau Cultural EETI Vicente Schettini Foto Eduardo Cavalcante 1024x683 1
Governo do Amazonas

EETI Vicente Schettini realiza sarau cultural unindo arte e educação

31/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus