Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Wilson Lima inaugura novo “Prato Cheio” no bairro da União e Manaus passa a contar com nove unidades
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do AmazonasManchete

Wilson Lima inaugura novo “Prato Cheio” no bairro da União e Manaus passa a contar com nove unidades

15/04/2022
Compartilhar

O governador do Amazonas, Wilson Lima, inaugurou nesta quinta-feira (14/04), no bairro da União, zona centro-sul de Manaus, a 16ª unidade do programa Prato Cheio no estado. Na modalidade cozinha popular, o novo espaço tem capacidade para servir 400 litros de sopa por dia, de segunda-feira à sábado, atendendo a população em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional.

“Nós temos intensificado nossas ações sociais, porque nesse momento nada é mais importante do que colocar comida no prato de quem tanto precisa. As pessoas almoçam aqui, gratuitamente, e elas levam a sopa, colocam na geladeira e à noite esquentam e esse é o jantar delas”, disse o governador Wilson Lima.

Localizado na rua Nazaré Mesquita, esquina com a rua Palestina, n⁰ 1-B, em frente à UBS Telmário Pinto da Costa), a nova cozinha do Prato Cheio tem as refeições totalmente custeadas pelo Governo do Estado. O programa é administrado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam).

De acordo com a Gerência de Ações Descentralizadas de Segurança Alimentar e Nutricional (Gadsan) da Seas, o programa social Prato Cheio é dividido em dois serviços distintos: nos restaurantes populares o almoço é vendido ao preço simbólico de R$ 1, de segunda à sexta-feira, das 11 às 13h. Nas cozinhas populares, a sopa é gratuita e cada pessoa atendida tem direito a 1 litro, de sabores variados, de segunda à sábado, também das 11h às 13h. As unidades fecham nesta sexta-feira (15/04), feriado da Paixão de Cristo.

“Tem muita gente que precisa disso aqui para comer, às vezes não tem o que almoçar em casa, foi uma ajuda. Graças a Deus, foi bom, melhorou. Vou frequentar aqui, trazer meus filhos, trazer meus amigos”, disse Geane Souza, moradora do bairro da União.

Inéditos no interior

O Governo do Amazonas já implantou, desde o ano passado, sete unidades do Prato Cheio no interior do estado. Receberam restaurantes populares os municípios de Manacapuru, Autazes, Itacoatiara, Tefé, Barreirinha e Parintins. Rio Preto da Eva ganhou uma cozinha popular com sopa gratuita. Nesta quarta-feira (13/04), o governador visitou o espaço onde será montado o Prato Cheio no município de Carauari.

Em Manaus, o número de unidades subiu de sete para nove, com a inauguração de um restaurante popular no bairro do Alvorada, zona oeste de Manaus, e a cozinha popular que foi inaugurada no bairro da União. Ao todo, o estado conta com 16 unidades do Prato Cheio, mais que o dobro do que existia há pouco mais de um ano.

A inauguração da cozinha popular Prato Cheio no Bairro da União é mais um avanço na política estadual de combate à fome determinada pelo governador Wilson Lima. O público prioritário atendido, diariamente, pelo equipamento público de segurança alimentar são pessoas que se encontram em situação de extrema pobreza, pobreza e baixa renda, além de desempregados, pessoas em situação de rua e pessoas com deficiência.

Estiveram presentes na abertura do Prato Cheio, a deputada estadual Alessandra Campêlo, e os vereadores de Manaus Gilmar Nascimento, Allan Campelo, Elan Alencar e David Reis.

Prato Cheio em Manaus

Na capital, o programa social Prato Cheio conta com cinco restaurantes populares (Centro, Jorge Teixeira, Novo Israel, Compensa e Alvorada), onde a refeição é vendida a R$ 1, resultado de parceria público-privada (Governo do Estado e empresas do Polo Industrial de Manaus). E, agora, conta com quatro cozinhas populares (Alfredo Nascimento, Parque São Pedro, Rio Piorini e Bairro da União), unidades onde as sopas são gratuitas, totalmente custeadas pelo Governo do Estado.

“Nós temos uma prospecção de abrir 33 restaurantes entre capital e os municípios do estado do Amazonas, ou seja, o governador acolheu as pessoas, ele está abraçando as pessoas, ele enxerga essas pessoas que precisam ter uma alimentação segura, uma alimentação saudável”, disse a secretária de Estado de Assistência Social, Kelly Patrícia.

———

Por Agência Amazonas
FOTOS: Lucas Silva/Secom

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Autazes, Barreirinha, Carauari, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Itacoatiara, Manacapuru, Manaus, Parintins, Rio Preto da Eva, Tefé
Redação Informe Manaus 15/04/2022 15/04/2022
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 196 vagas de emprego para esta quarta-feira

15/07/2025
Governo do Amazonas

FVS-RCP reforça compromisso da vigilância em saúde para população LGBTQIA+ na 4ª Conferência Estadual

15/07/2025
Governo do Amazonas

Idam leva mutirão de retificação de Cadastro Ambiental Rural (CAR) a Rio Preto da Eva

15/07/2025
Governo do Amazonas

PC-AM divulga imagem de adolescente desaparecida no bairro Monte das Oliveiras

15/07/2025
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação realiza formação continuada para apropriação de resultados do Sadeam 2024

15/07/2025
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação divulga edital de seleção do Curso para Atendimento Específico em Deficiência Visual

15/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus