Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: UEA inaugura primeira sala de aula do Brasil com sistema de esterilização por UV-C
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do AmazonasManchete

UEA inaugura primeira sala de aula do Brasil com sistema de esterilização por UV-C

09/11/2022
Compartilhar

Por Agência Amazonas

O dispositivo elimina fungos, bactérias, protozoários e vírus, por meio da quebra do DNA dos microrganismos

FOTOS: Daniel Brito/Ascom UEAEm solenidade promovida nesta quarta-feira (09/11), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) inaugurou, na Escola Superior de Tecnologia (EST), a primeira sala de aula do Brasil com sistema de esterilização por UV-C. Por meio de emissores de radiação ultravioleta, a tecnologia permite a desinfecção automatizada do espaço e a purificação do ar e de superfícies, eliminando microrganismos prejudiciais à saúde, em especial o Coronavírus, causador da Covid-19.

Desenvolvido durante a pandemia de Covid-19, o projeto foi idealizado e executado pelo Prof. Dr. Walter Valenzuela e pelo Prof. Dr. Renilto Corrêa. No laboratório, foram instaladas lâmpadas especiais para a emissão dos raios UV-C, que atuam em conjunto com um sistema de purificação implementado no aparelho de ar-condicionado do local. O funcionamento dos dispositivos é automatizado, com acionamento remoto por meio de aplicativo criado pela equipe de pesquisadores.

Segundo o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, o sistema é um produto inédito e inovador no País, que será fundamental para garantir a biossegurança de professores e alunos que utilizam o laboratório. “Em nome de toda a UEA, gostaria de enfatizar que, com muita satisfação, hoje inauguramos este espaço. A equipe que realizou este trabalho foi incansável durante o desenvolvimento do projeto. Ficamos muito gratos e orgulhosos por este grande feito”, pontuou.

FOTOS: Daniel Brito/Ascom UEAFOTOS: Daniel Brito/Ascom UEAComo medida de segurança, o dispositivo de emissão de raios UV-C é automaticamente desativado ao detectar a presença de pessoas no laboratório. O sistema elimina fungos, bactérias, protozoários e vírus, por meio da quebra do DNA dos microrganismos causada pela onda pré-determinada de luz ultravioleta.

O Prof. Dr. Walter Valenzuela destaca que a realização do projeto contou com a colaboração dos alunos do curso de Engenharia de Automação, Vitoriano Medeiros e Sandro da Mota, e que é motivo de orgulho poder contribuir para a formação profissional dos discentes.

“O apoio dos alunos foi fundamental para que conseguíssemos alcançar o objetivo. Fico muito feliz, como professor, por contribuir para que os alunos participem de iniciativas de inovação e tenham vontade de ser empreendedores. Este é um produto inédito e inovador em nosso país”, disse.

Inicialmente criado para combater o Coronavírus, o sistema possui uma atuação ainda mais ampla. Segundo o Prof. Dr. Renilto Corrêa, o dispositivo pode ser instalado em qualquer espaço público ou privado em que seja necessária a esterilização. “Com o uso do sistema, economiza-se quase 100% em produtos de limpeza de superfícies, e estima-se uma economia de energia elétrica de 30%, pois os condicionadores de ar passam a funcionar com os filtros limpos”, ressaltou.

FOTOS: Daniel Brito/Ascom UEAFOTOS: Daniel Brito/Ascom UEA

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Economia, Educação, Estado do Amazonas
Redação Informe Manaus 09/11/2022 09/11/2022
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Desenvolvimento sustentável: Governo do Estado lança o Plano ABC+ Amazonas 2025

08/07/2025
Governo do Amazonas

Em Brasília, governador Wilson Lima propõe acordo de cooperação técnica com o Incra para avançar na regularização fundiária em Apuí

08/07/2025
Governo do Amazonas

Saúde fortalece monitoramento para ampliar resposta a vírus respiratórios no Amazonas

08/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas inicia modernização da iluminação pública de Jutaí e Japurá

08/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Estado abre novo credenciamento para ampliar oferta de cirurgias ginecológicas, dermatológicas e vascular

08/07/2025
Governo do Amazonas

Credenciamento da imprensa para o 67º Festival Folclórico do Amazonas será nos dias 9 e 10 de julho

08/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus