Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Trilhas do Saber encerra temporada com formação de profissionais de Santo Antônio do Içá e Maués
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
GeralManchete

Trilhas do Saber encerra temporada com formação de profissionais de Santo Antônio do Içá e Maués

23/09/2022
Compartilhar

Projeto é voltado a todos os profissionais das redes municipal e estadual

FOTOS: Divulgação/SEDUC-AMOs municípios de Santo Antônio do Içá e Maués (respectivamente a 880 e 276 quilômetros de Manaus) foram os últimos a receber, nesta quinta e sexta-feira (22 e 23/09), as formações do projeto Trilhas do Saber. A iniciativa integra o programa Educa+Amazonas e promove formação continuada para profissionais da educação das redes estadual e municipal. Ao todo, 848 profissionais participaram da programação, entre professores, gestores, secretários, merendeiros, auxiliares de serviços gerais e outros.

O projeto Trilhas do Saber é executado pela Secretaria de Estado de educação e Desporto, em parceria com o Centro de educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Vinte e dois formadores do Centro de formação profissional Padre Antônio Anchieta (Cepan) e Cetam foram selecionados para ministrar os conteúdos por meio de palestras, rodas de conversa, minicursos e oficinas pedagógicas nas quatro cidades.

A secretária de Estado de educação e Desporto, Kuka Chaves, assinala que o Trilhas do Saber, tem o foco não apenas na formação dos docentes, mas de toda a equipe que compõe o dia a dia dos estudantes.

“É um grande orgulho para a Secretaria de educação estar contribuindo para a formação continuada de tantos profissionais do interior do estado. Depois de dois anos instáveis, hoje, Podemos dar o suporte necessário e voltar a trilhar os caminhos de tantos municípios”, frisou Kuka Chaves.

Ainda nesta semana, os municípios de Amaturá e Boa Vista do Ramos (distantes 909 e 271 quilômetros da capital, respectivamente) receberam as formações que tratam de Referencial Curricular Amazonense (RCA), NOVO ensino médio, os Itinerários Formativos e suas possibilidades pedagógicas, e a produção de materiais pedagógicos adaptados para alunos com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, cegos e surdos.

“Este encontro vem para concretizar aquilo que já realizamos nas nossas escolas. A atividade impulsiona os profissionais a falarem uma só língua, para que a gente da educação exerça com mais propriedade, levando assim as novas práticas pedagógicas as salas de aulas”, destacou o Alan Pereira, profissional de Amaturá que participou das atividades formativas do Trilhas do Saber.

Itinerários Formativos

As temáticas do encontro são divididas entre docentes do ensino fundamental para Anos Iniciais e Anos Finais. Para os docentes do ensino médio, os temas são pautados nas principais mudanças do NOVO ensino médio (NEM), os Itinerários Formativos e suas possibilidades pedagógicas, além dos Itinerários Formativos na prática.

Para os docentes de modalidades diversas, são abordadas as tecnologias digitais, a construção de uma educação que faz sentido, Educomunicação, ensino híbrido e autonomia de aprendizagem.

Nos percursos da educação especial, os formadores abordam a educação inclusiva, metodologias e materiais acessíveis, e a produção de materiais pedagógicos adaptados para alunos com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, cegos e surdos. Os gestores poderão se aprimorar em liderança, no NEM, e no painel de gestão escolar.

O público administrativo, composto de secretários, merendeiros, auxiliares de serviços gerais e outros profissionais, terá formação sobre o currículo no chão da escola, comportamento organizacional, competências socioemocionais, projetos de vida e novas perspectivas profissionais.
O post Trilhas do Saber encerra temporada com formação de profissionais de Santo Antônio do Içá e Maués apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amaturá, Amazonas, Boa Vista do Ramos, Educação, Educação Tecnológica, Manaus, Maués, Santo Antônio do Içá
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus celebra mês do patrimônio histórico com debates e valorização da cultura local

22/08/2025
Geral

Acolhimento e Classificação de Risco em Obstetrícia

22/08/2025
Geral

Governo Presente: Ação social realiza mais de 5 mil atendimentos

22/08/2025
Geral

Prefeitura de Manaus destaca gestão de dados e segurança

22/08/2025
Geral

Casa de Passagem: Inauguração de espaço para idosos

21/08/2025
Geral

Amazonas Meu Lar: Avanços no Dia Nacional da Habitação

21/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus