A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e o Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci – Manaus), promoveram, nesta terça-feira, 19/4, a capacitação de 20 profissionais da construção civil, incluindo técnicos de segurança e saúde no trabalho, para o desenvolvimento de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.
Durante a abertura da capacitação, realizada na sede do Seconci, no Centro, a subsecretária de Gestão da Saúde da Semsa, Aldeniza Araújo de Souza, explicou que a programação representa uma das estratégias estabelecidas, a partir da parceria entre a secretaria e a entidade, para a execução de ações de Educação em Saúde no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya, em canteiros de obras.
De acordo com o presidente do Seconci-Manaus, Tatsuro Ijichi, a entidade tem aproximadamente 70 empresas associadas, que deverão ser envolvidas nas atividades de Educação em Saúde no combate ao Aedes, e a parceria nesse momento é importante para melhorar as ações de prevenção que já são desenvolvidas.
“A capacitação teve como objetivo repassar informações sobre as formas de combate ao Aedes, a eliminação de possíveis criadouros nos canteiros de obra, sinais e sintomas da doença. Com isso, esses profissionais poderão atuar como multiplicadores de informação junto aos trabalhadores da construção civil, em um trabalho mais ampliado de prevenção de doenças e promoção de saúde. É uma estratégia eficiente para o controle de mosquito, que é responsabilidade de todos, e não envolve somente os profissionais de saúde, mas outros atores da sociedade que podem colaborar na luta contra as doenças e evitar o adoecimento da população”, ressaltou Aldeniza Souza.
Para Dagoberto Barros de Lima, supervisor de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, um dos participantes da capacitação, a proliferação do Aedes aegypti é uma preocupação, já que os canteiros de obras podem ter locais e recipientes que acumulam água, facilitando a reprodução do mosquito.
“As empresas associadas pregam com relação à segurança e saúde dos colaboradores, que são o maior patrimônio que temos nas empresas, que são as pessoas. Com a orientação dos trabalhadores, acredito que o maior benefício vai ser que eles poderão levar essas informações para a própria casa, multiplicando-as, principalmente para a família”, afirmou.
Casos
“O nosso trabalho aqui com a capacitação é receber orientações para que a gente possa multiplicar com os nossos colegas esse conhecimento e trabalhar em conjunto com a sociedade, para neutralizar uma possível multiplicação do mosquito, em uma ação de prevenção”, destacou Dagoberto.
O chefe do Núcleo de Controle da Dengue, Alciles Comape, explicou que a parceria com o Seconci é uma das estratégias desenvolvidas pela Prefeitura de Manaus no combate ao Aedes, envolvendo a sociedade em geral.
Entre janeiro e março deste ano, o município de Manaus registrou 607 casos notificados de dengue, sendo que, no mesmo período do ano passado, o número de notificações chegou a 1.853. Em relação à zika, de janeiro a março deste ano foram notificados 27 casos e 33 registros de chikungunya. Nesse mesmo período do ano passado, foram notificadas 33 ocorrências de zika e 29 de chikungunya.
Conforme a chefe do setor de Educação em Saúde e Mobilização Social da Semsa, enfermeira Lilian Zacarias, as ações em parceria com o Seconci-Manaus terão continuidade com novas capacitações e ações de Educação em Saúde nos canteiros de obras.
“O combate ao Aedes é um trabalho que precisa ter o envolvimento de todos, para ser realmente eficiente. A fêmea do mosquito, que transmite as doenças, é capaz de voar em um perímetro de 300 metros para buscar o sangue e amadurecer os ovos. Então, as ações de prevenção executadas em um canteiro de obras protegem os trabalhadores, mas também os moradores que vivem no entorno do local de construção”, enfatizou Alciles.
“O trabalho de Educação em Saúde no combate ao Aedes acontece durante todo o ano, por meio de várias estratégias, e a parceria vai reforçar as ações de prevenção. Já estamos montando um cronograma de atividades, que serão realizadas com o apoio dos Distritos de Saúde Norte, Sul, Leste e Oeste”, informou.
———
Fotos – Camila Batista / Semsa
Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjzLjDy