A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizou, na manhã desta sexta-feira (04/03), uma reunião para apresentação do plano estratégico da primeira fase da operação Tamoiotatá 2, neste ano.
Agentes serão enviados aos municípios de Apuí e Humaitá
Os agentes da operação Tamoiotatá atuarão de diversas formas no combate às queimadas e a outros crimes contra o meio ambiente, com a realização de barreiras para conter o mercado ilegal de madeira, além de ações de monitoramento ambiental e cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão.
Durante a reunião, ficou acordado que a força-tarefa terá 20 dias consecutivos de operação, nos locais com maior incidência de crimes ambientais. Serão 10 dias de atuação no município de Apuí (a 453 quilômetros de Manaus) e outros 10 em Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), com troca de efetivo ao fim de cada período.
Integração
A operação Tamoiotatá é uma ação conjunta entre a SSP-AM e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), e conta com agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e, a partir deste ano, passa a contar com o apoio de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
———
Por Agência Amazonas
FOTO: Lindemberg Cavalcante/ SSP-AM