Unidades da SES-AM promovem atividades para usuários e servidores para conscientizar sobre cuidado da saúde mental
Campanha de prevenção ao suicídioFOTOS: Divulgação/SES-AMEm alusão ao Setembro Amarelo, mês da campanha de prevenção ao suicídio, as unidades da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizam programações voltadas para combate e a prevenção ao suicídio, visando sensibilizar a sociedade e os profissionais da saúde para que se atentem aos sintomas do problema. Durante todo o mês, diversas ações, como palestras, dinâmicas e acolhimento, acontecem para usuários, servidores e a população.
Para a gerente de Rede de Atenção Psicossocial do Amazonas (Graps), Maria Antonieta Dias, realizar atividades para a população é fundamental, pois uma das melhores formas de se evitar um suicídio é por meio do diálogo e de discussões que abordem o problema.
“Informar-se para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao serviço de saúde mais adequado”, disse a gerente.
O Centro de Reabilitação em Dependência Química Ismael Abdel Aziz, na rodovia AM-010, Km 53, deu início às suas atividades com um evento de abertura no último dia 13. As atividades acontecem também nesta terça-feira (20/09), com a palestra “Valorização da Vida”, além de Gincanas em Prol da Vida, e se encerram no dia 30, com a Blitz Setembro, a ser realizada em frente à unidade, com a entrega de mudas de plantas aos motoristas que viajam na estrada.
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Silvério Tundis, no bairro Santa Etelvina, zona norte, realizou a abertura oficial do mês da campanha com a roda de conversa aos servidores da unidade com o tema “Prevenção ao Suicídio e a sensibilidade dos profissionais que acolhem”. O Caps promoveu, no dia 12 deste mês, uma roda de conversa sobre prevenção ao suicídio para o público infantojuvenil de um centro de convivência da família, com a participação da equipe de psicologia e assistência social da unidade.
O Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e Policlínica Dr. José Lins, no bairro Redenção, zona centro-oeste de Manaus, realiza rodas de conversa sobre o enfrentamento e prevenção do suicídio, abordando como ajudar e para quem buscar ajuda. A ação é voltada para os usuários da unidade e terá três edições, hoje, na quarta e na sexta-feira (19, 21 e 23/09), abordando a dimensão do problema, os fatores de risco e como enfrentar. Além das rodas para o público externo, serão realizados encontros para identificar as demandas da saúde mental dos servidores que atuam na unidade.
A Policlínica Gilberto Mestrinho, no Centro de Manaus, realizou, no dia 12, a abertura das atividades da campanha com a palestra “Trabalhando juntos para prevenir o suicídio”, voltada para os servidores da unidade. Na terça-feira (20/09), a ação será voltada aos usuários, com palestras na sala de espera, além de dinâmicas, como distribuição de brindes e um painel em que cada paciente pode colocar o que mais motiva sua vida.
Atenção à Criança e ao Adolescente
O Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) José Carlos Mestrinho, no bairro Alvorada, zona centro-oeste, iniciou as suas atividades no dia 12, com o acolhimento coletivo psicológico aos servidores da unidade.
No dia 15, a unidade abriu a programação para a comunidade, com atividades educativas, que abordam junto com os pais e responsáveis a saúde mental de crianças, e quando é necessário buscar ajuda. A programação da unidade segue até o fim do mês com outras atividades que visam boas práticas de valorização da vida.
A equipe de psicologia do Caic Dr. Afrânio Soares, no bairro Parque 10, zona centro-sul, promoveu com os servidores a palestra “Acolhendo quem cuida”, na quinta-feira (15/09). Com a palestra “A vida é a melhor escolha”, o Caic Gilson Moreira, no bairro Cidade Nova, zona norte, abordou com a população o lema da campanha deste ano, oficializado pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), junto ao Conselho Federal de Medicina. A atividade ocorreu na sexta-feira (16/09).
O Caic Dr. José Contente, no bairro Jorge Teixeira, zona leste, realizou rodas de conversas com mães sobre sobrecarga emocional e cuidados com a saúde mental, na sexta-feira (16/09).
Atividades para a comunidade
O Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) André Araújo, no bairro Cidade Nova, zona norte, vem promovendo atividades referentes ao Setembro Amarelo no Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola.
Com a unidade passando por um processo de revitalização, as atividades estão ocorrendo nesse espaço público, de forma aproximativa da população, para conscientizar e promover inclusão para as pessoas idosas que frequentam o espaço.
A ação “Distribuição Amor”, realizada pelo Caic Dr. Edson Melo, no bairro Zumbi dos Palmares, zona leste de Manaus, aconteceu na quinta-feira (15/09), com a distribuição de materiais gráficos informativos sobre os locais de apoio e prevenção ao suicídio, além de colocar à disposição um mural de mensagens.
Com a unidade fechada para reforma, as atividades serão realizadas na área externa do Caic, pensada em atender a população do bairro, principalmente os jovens e adolescentes que estudam nas proximidades. Encerrando o mês, no dia 30, a unidade promove o “Café com Vida”, com café da manhã, música e orientações à população.
O post Setembro Amarelo: unidades de saúde realizam ações em alusão ao mês de prevenção ao suicídio apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.