A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) instalou, neste sábado (12/03), um tanque de oxigênio no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) São Raimundo, na zona oeste de Manaus. A unidade também recebeu uma usina de oxigênio para atender às demandas dos atendimentos.
A instalação do equipamento é uma ação do Governo do Amazonas para aumentar a oferta do insumo na rede estadual de saúde
“Esse tanque vai armazenar o oxigênio na forma líquida e depois distribui para diversos pontos de utilização dentro da unidade de saúde, bem como a usina, que armazena o produto em tanque próprio. Os dois equipamentos garantem o abastecimento da unidade, inclusive em caso de aumento abrupto no consumo”, afirma o secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad.
O tanque é da empresa White Martins, responsável pelo fornecimento de gases medicinais e seu armazenamento em tanques e cilindros na rede estadual de saúde. A SES-AM construiu a base para a instalação do equipamento.
De acordo com a diretora do SPA, Dayanna Barreto, a instalação da usina e do tanque são entregas aguardadas pela unidade e pela comunidade assistida no SPA. “Isso vem para garantir um atendimento com tecnologia de ponta e maior segurança e conforto aos pacientes, além de que a usina irá viabilizar o aumento de produção de oxigênio na rede de saúde. É de grande importância a geração desse insumo no SPA”, ressaltou.
Ampliação do abastecimento
A usina, instalada em janeiro deste ano, tem capacidade de produção de 13 metros cúbicos de oxigênio por hora; e o tanque possui capacidade de armazenamento de 1.700 metros cúbicos por hora. Doada pelo Ministério da Saúde ao Governo do Amazonas, a usina foi remanejada da enfermaria de campanha montada no Hospital Delphina Aziz, encerrada em abril de 2021.
As implantações de usinas de oxigênio são ações do Governo do Estado, por meio da SES-AM, coordenadas pelo Núcleo de Modernização da Infraestrutura da Saúde (Infrasaúde), que visita as unidades de saúde e realiza as adaptações na estrutura de rede de gases medicinais para recebimento dos equipamentos. As instalações são medidas inseridas no Plano de Contingência da SES-AM, para a ampliação da capacidade de produção e oferta do insumo na rede estadual de saúde.
———
Por Agência Amazonas
FOTO: Rodrigo Santos/SES-AM