Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: SES-AM enfatiza medidas preventivas para a saúde auditiva
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do AmazonasManchete

SES-AM enfatiza medidas preventivas para a saúde auditiva

09/11/2022
Compartilhar

Por Agência Amazonas

Especialista da Fundação Adriano Jorge explica que a exposição a sons intensos e infecções congênitas são algumas das causas mais comuns

Gestantes são infectadas por certas doenças, como rubéola, toxoplasmose e sífilis. FOTOS: Beatriz Braga / SES-AM O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, comemorado nesta quinta-feira (10/11), alerta sobre os cuidados necessários para prevenir a perda de audição. A data comemorativa foi instituída como símbolo de luta pela educação, conscientização e prevenção para os problemas advindos da surdez. O otorrinolaringologista da Fundação Adriano Jorge, unidade da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), Rafael Carvalho, explica sobre as causas e o tratamento após diagnóstico.

A surdez PODE ter diferentes graus, tipos, ser congênita ou adquirida e afeta pessoas de qualquer idade sob variadas formas. Algumas das principais causas apontadas pelo médico são a exposição a ruídos de alta intensidade e gestantes infectadas por certas doenças, como rubéola, toxoplasmose e sífilis.

“A prevenção se dá com um bom pré-natal, prevenindo essas causas congênitas de surdez. Quando estamos falando de surdez adulta, a prevenção se dá com a exposição ao ruído. Qualquer ruído acima de 80 decibéis (dB), por mais de trinta minutos, PODE provocar uma perda auditiva que é irreversível”, enfatizou.

Outras doenças e situações também podem levar a perda auditiva, como viroses, meningites, uso de certos medicamentos ou drogas, propensão genética, perda da audição pela idade, traumas na cabeça, alergias, tumores e entre outros.

FOTOS: Beatriz Braga / SES-AMSinais em crianças

O especialista alerta que os pais e responsáveis devem ficar atentos ao desenvolvimento da criança. Rafael explica que o primeiro passo para verificar possíveis alterações é a realização do “Teste da Orelhinha”, realizado em recém-nascidos nas maternidades. Ele também enfatiza que os responsáveis devem observar o desenvolvimento na identificação de barulhos e um possível atraso na fala dos bebês.

“Antes do seu filho sair da maternidade, geralmente ele já vai sair com o teste da orelhinha, que vai te dizer se o bebê tem alguma probabilidade ou não de ter perda auditiva. Durante o desenvolvimento da criança, entre os 4 e 5 meses, ela vai começar a identificar barulhos, vai acordar com barulhos mais altos durante a noite, tudo isso os pais têm que ficar atentos no desenvolvimento do bebê, como quando começam a falar ‘papa’ ou ‘mama’”, disse.

Prevenção e tratamento

Além da ênfase no pré-natal em gestantes e no teste da orelhinha em recém-nascidos, outras medidas podem prevenir a perda auditiva, como o cuidado com objetos pontiagudos introduzidos nos ouvidos; uso de equipamentos de proteção para trabalhadores expostos aos riscos ocupacionais, provocados por ruídos; e acompanhamento da saúde auditiva.

De acordo com o especialista, a perda auditiva também PODE chegar progressivamente pela questão da idade, sendo possível o uso de aparelhos. Quando se trata de perda congênita, podem ser usados implantes.

“Quando chegamos à terceira idade, provavelmente teremos algum grau de perda auditiva, que é do nervo, comum do ser humano, você só vai conseguir reverter com a prótese auditiva. Quando a gente está falando de perda auditiva congênita, em que a criança já nasce sem ouvir nada, nós temos o que chamamos de implante coclear, o chamado ‘ouvido biônico’, que implanta um aparelho dentro da cóclea e a criança vai poder ouvir novamente”, explicou.

Assistência

Para o início do tratamento e o diagnóstico no Sistema Único de saúde (SUS), é necessário que o usuário possua um encaminhamento de uma unidade básica de saúde (UBS) ou da REDE estadual de saúde para que seja direcionado ao especialista.

O profissional indicado para o tratamento de perda auditiva é o otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Programa de Aquisição de Alimentos compra 686.611 quilos e atende 47.074 famílias no Amazonas em 2025

23/12/2025
Governo do Amazonas

Operação na Base Arpão 2 resulta em apreensão de 15 quilos e prisão por tráfico de drogas após abordagem a embarcação

23/12/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas encerra Natal Itinerante com distribuição de 1,5 mil brinquedos em Iranduba

23/12/2025
Governo do Amazonas

FVS-RCP orienta sobre alimentação equilibrada e segurança alimentar durante festas de fim de ano

23/12/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas inicia obras do Amazonas Ecolar em Iranduba e inaugura sistema viário e iluminação em Janauari

23/12/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas inicia obras do Amazonas Ecolar em Iranduba e entrega sistema viário e iluminação pública em LED

23/12/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus