Data marca fim do prazo tanto para imunização quanto para notificação junto à Adaf
FOTO: Divulgação/AdafTermina na segunda-feira (31/10) a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em 41 municípios do Amazonas, após três prorrogações. A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Adaf) alerta os produtores de que não haverá novo adiamento e que a data marca o fim do prazo tanto para a imunização quanto para a notificação junto à autarquia.
Normalmente realizada entre julho e agosto, a ação desta etapa foi estendida, inicialmente, em função da escassez de imunizantes e, posteriormente, pelo desabamento das pontes na rodovia federal BR-319, o que dificultou a chegada das vacinas a quatro municípios que fazem parte da campanha.
Com as situações sanadas, a Adaf alerta que criadores de bovinos e bubalinos de até 24 meses devem vacinar os bovídeos e notificar o fato junto à agência até a segunda-feira (31/10), sob pena de multa no valor de R$ 40 por animal, mais R$ 300 por propriedade.
“Atendendo pleito da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), em razão da dificuldade de os produtores adquirirem os imunizantes, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou as prorrogações da campanha. Agora, com os obstáculos contornados, vamos finalizar essa ação com a certeza de que os pecuaristas estão fazendo a sua parte para manter o Amazonas livre de febre aftosa”, destacou Alexandre Araújo, diretor-presidente da Adaf.
Os imunizantes são vendidos em casas agropecuárias cadastradas junto à Adaf e, nas localidades onde não há esses estabelecimentos, em postos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). Os produtores devem notificar a Adaf a imunização de seus rebanhos.
Participam desta fase da campanha de vacinação contra a febre aftosa os municípios de Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Atalaia do Norte, Autazes, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Borba, Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Fonte Boa, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Japurá, Jutaí, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Maraã, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Parintins, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tabatinga, Tefé, Tonantins, Uarini, Urucará e Urucurituba.
No dia 1º de novembro, a vacinação contra a aftosa começará em oito cidades amazonenses: Barcelos, Carauari, Juruá, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e Tapauá.
Na mesma data, terá início a segunda etapa de atualização cadastral dos rebanhos dos 13 municípios do estado onde a vacinação contra a febre aftosa não é mais realizada. Cada produtor deverá informar o número de animais de sua propriedade. A notificação pode ser feita pessoalmente, na unidade da Adaf de sua localidade, ou enviada para o e-mail ou WhatsApp da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav).
A ficha de atualização está disponível no site da Adaf. A atualização das informações sobre o rebanho poderá ser feita também por meio do atendimento remoto da agência, no telefone (92) 99238-5568.
O post Segunda etapa de vacinação contra febre aftosa termina na segunda-feira (31/10) em 41 municípios apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.