Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Secretaria de Educação realiza a 2ª Mostra de Materiais Adaptados para Pessoas com Deficiência Visual
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
GeralManchete

Secretaria de Educação realiza a 2ª Mostra de Materiais Adaptados para Pessoas com Deficiência Visual

17/12/2022
Compartilhar

A atividade é alusiva ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual

Em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, comemorado nesta terça-feira (13/12), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto realizou a 2ª Mostra de Materiais Adaptados para Pessoas com Deficiência Visual. Estiveram presentes os professores das escolas de educação especial e de salas de recursos da rede pública estadual.  

A atividade foi realizada pela Gerência de Atendimento Educacional à Diversidade (Gaed) e foi organizada no corredor principal do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe). Professores que trabalham diretamente com alunos com deficiência visual apresentaram materiais adaptados que são utilizados para educação desses estudantes. 

O professor de Língua Portuguesa, Alciberto Cruz, que tem deficiência visual, levou uma exposição sobre os materiais que são utilizados na alfabetização e educação  de pessoas com deficiência, como o alfabeto em braille e o soroban – material usado para trabalhar com números e contas matemáticas.

O educador atua na sala de recursos da Escola Estadual Dom João de Souza Lima, zona norte de Manaus. Ele diz que a exposição é importante para a construção de uma sociedade inclusiva. “Divulgar isso para as pessoas como forma de despertar nelas um olhar mais sensível. A nossa intenção é que possam entender e ter essa sensibilidade na educação”, pontua. 

Há mais de 20 anos na educação especial, a professora Joelma Mendes atua na reeducação visual dos alunos com essa deficiência, na Escola Estadual de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz, situada à zona oeste da capital. A professora é responsável por aplicar testes e avaliar se o estudante possui deficiência visual. 

Joelma criou materiais inéditos para o uso dos alunos, como a tabuada de multiplicação, jogo de dama adaptado, tabuada para estudantes com baixa visão, dentre outros. Para ela, a exposição leva mais conhecimento para que as pessoas conheçam a importância de trabalhar materiais adaptados. 

“Nosso intuito é que as pessoas conheçam e entendam que, para eles,  é preciso materiais adaptados e se tornem multiplicadores desse conhecimento para que mais pessoas sejam alcançadas. Através do nosso trabalho, esses estudantes com deficiência têm a vida mudada, não só eles, mas a família. Nós somos agentes de mudança e inclusão desses alunos na sociedade”, enfatiza.

Fotos: Victor Mamede/ Seduc

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Dra. Mayara, Educação, Estado do Amazonas, Manaus, Secretaria de Educação do Estado do Amazonas
Redação Informe Manaus 17/12/2022 17/12/2022
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus inaugura sala de recurso na creche Maria Aparecida Silva Dantas 

22/05/2025

Prefeitura realiza distribuição de abafadores no Réveillon Manaus 2025 ‘O Encontro da Nossa Gente’

30/12/2024
Geral

Instituições reafirmam parceria em prol da educação indígena na fronteira

06/09/2024
Geral

Portaria de prorrogação dos auxilios estudantis é publicada

06/09/2024
Geral

Linha 125 do campus passará a utilizar ônibus elétrico

06/09/2024
Geral

Graduação de Antropologia, de Benjamin Constant (INC/Ufam), sobe de 3 para 4 na Avaliação do MEC

06/09/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus