Espaço é similar ao encontrado em escolas da rede pública estadual e permite interação do público
O público da 37ª Feira do Livro pode conhecer e interagir no laboratório de robótica da Secretaria de Estado de Educação e Desporto no evento, que iniciou nesta terça-feira (11/10). A feira celebra os 100 anos do Modernismo Brasileiro e disponibiliza um estande do projeto Fazer para Aprender, que integra o programa Educa+Amazonas, lançado pelo Governo do Amazonas em julho de 2021.
Durante a abertura, a secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves, falou sobre a oportunidade de contribuir com a aprendizagem dos futuros profissionais que iniciam sua caminhada na rede estadual de ensino.
“Queridos jovens, vocês são o futuro desse país e eu sempre digo, todas as vezes que vou às escolas, seja aqui na capital ou interior, futuramente, serão vocês os professores, os grandes mestres, os médicos, advogados, pesquisadores que cuidarão de nós e do futuro dessa nação”, pontuou a secretária.
A Feira de Livros já faz parte do calendário cultural da cidade e reúne as principais editoras e livrarias do Amazonas, promove encontro de leitores com autores regionais e nacionais, conta com uma extensa programação multicultural, além de palestras, oficinas e mesas temáticas.
Nesta edição, a Secretaria de Educação levou ao evento o Espaço Maker, um espaço que permite aos estudantes desenvolver metodologias ativas de aprendizagem em ambientes multi-instrucionais.
O Espaço Maker da feira de livros conta ainda com recursos para a elaboração de estações de robótica e eletrônica, videomaker, carpintaria, corte e montagem, impressão 3D, pesquisa e leitura, realidade virtual e aumentada, e projeção midiática, como explica Carolina Oliveira, pedagoga do Centro de Mídias do Amazonas (Cemeam), que coordena o projeto.
“Os estudantes que estão passando pelo nosso estande têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre robótica, realidade aumentada e realidade virtual. Trouxemos a marcenaria, a impressão 3D aos alunos e a todo público que está visitando a feira”, definiu a pedagoga.
A estudante Thayla Pereira, de 16 anos, da Escola Estadual Altair Severiano Nunes, contou que ficou encantada com a robótica. “Gostei bastante de todo o estande, mas o que mais gostei, foi a parte da robótica, porque aqui a gente conheceu um pouco mais sobre essa tecnologia”, concluiu a estudante.
O post Secretaria de Educação expõe laboratório de robótica na 37ª Feira do Livro apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.