Equipamentos foram viabilizados pelo projeto nacional de enfrentamento à doença
Entrega de equipamentos ocorreu nesta quinta-feira (13/10) – FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCPA Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), recebeu, nesta quinta-feira (13/10), 20 kits de informática contendo, cada um, computador com monitor, monitor extra e webcam. Os equipamentos são destinados ao fortalecimento das ações do projeto “Sífilis, Não!”, iniciativa nacional de enfrentamento à doença.
Os equipamentos foram viabilizados pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que gerencia o projeto “Sífilis, Não!” no país. A ação é fruto de uma parceria do Lais junto ao Ministério da Saúde.
De acordo com o diretor técnico da FVS-RCP, Daniel Barros, os equipamentos representam o fortalecimento das ações de Vigilância em Saúde para controle da sífilis no Amazonas. “Estamos em momento de fortalecimento das equipes nas esferas estadual e municipal, realizando capacitações e revisão de fluxos. O projeto contribui para que possamos entregar serviços de qualidade para a população”, destaca.
No Amazonas, fazem parte do projeto “Sífilis, Não!” os municípios de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus) e Itacoatiara (a 176 quilômetros da capital). As cidades passaram a integrar a iniciativa após avaliação que leva em consideração a estrutura para avançar nas boas práticas de eliminação da sífilis congênita, transmitida durante a gestação.
Segundo o pesquisador do Lais/UFRN, Geir Veras, a Vigilância em Saúde é uma das áreas que integram o projeto visando ações mais efetivas no combate à sífilis, principalmente do tipo congênita.
“Na área de vigilância, há um projeto que objetiva que os estados possam fazer essa distribuição de equipamentos nos polos que sejam importantes para o combate da sífilis. A partir dessa fomentação tecnológica, objetiva-se capacidade maior de coleta de dados e de análise de indicadores”, destaca o pesquisador.
Iniciativa
O “Sífilis, Não!” objetiva contribuir para a redução dos casos de sífilis adquirida e em gestantes no país. O projeto é formado por quatro eixos distintos: gestão e governança, vigilância, cuidado integral e fortalecimento da educação e comunicação.
Na parte de análise e predição de dados, são utilizadas soluções tecnológicas para criação de salas inteligentes de vigilância e laboratórios de análises.
Referência
A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, o que inclui o enfrentamento às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) por meio da Gerência de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (GCCI) e Programa Estadual de HIV/Aids e ISTs na FVS-RCP.
A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.
O post Saúde do Amazonas recebe computadores para fortalecer ações do projeto ‘Sífilis, Não!’ no estado apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.