Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Saúde do Amazonas recebe computadores para fortalecer ações do projeto ‘Sífilis, Não!’ no estado
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do AmazonasManchete

Saúde do Amazonas recebe computadores para fortalecer ações do projeto ‘Sífilis, Não!’ no estado

13/10/2022
Compartilhar

Equipamentos foram viabilizados pelo projeto nacional de enfrentamento à doença

Entrega de equipamentos ocorreu nesta quinta-feira (13/10) – FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCPA Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), recebeu, nesta quinta-feira (13/10), 20 kits de informática contendo, cada um, computador com monitor, monitor extra e webcam. Os equipamentos são destinados ao fortalecimento das ações do projeto “Sífilis, Não!”, iniciativa nacional de enfrentamento à doença.

Os equipamentos foram viabilizados pelo Laboratório de inovação tecnológica em saúde (Lais) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que gerencia o projeto “Sífilis, Não!” no país. A ação é fruto de uma parceria do Lais junto ao Ministério da saúde.

De acordo com o diretor técnico da FVS-RCP, Daniel Barros, os equipamentos representam o fortalecimento das ações de Vigilância em saúde para controle da sífilis no Amazonas. “Estamos em momento de fortalecimento das equipes nas esferas estadual e municipal, realizando capacitações e revisão de fluxos. O projeto contribui para que possamos entregar serviços de qualidade para a população”, destaca.

No Amazonas, fazem parte do projeto “Sífilis, Não!” os municípios de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus) e Itacoatiara (a 176 quilômetros da capital). As cidades passaram a integrar a iniciativa após avaliação que leva em consideração a estrutura para avançar nas boas práticas de eliminação da sífilis congênita, transmitida durante a gestação.

Segundo o pesquisador do Lais/UFRN, Geir Veras, a Vigilância em saúde é uma das áreas que integram o projeto visando ações mais efetivas no combate à sífilis, principalmente do tipo congênita.

“Na área de vigilância, há um projeto que objetiva que os estados possam fazer essa distribuição de equipamentos nos polos que sejam importantes para o combate da sífilis. A partir dessa fomentação tecnológica, objetiva-se capacidade maior de coleta de dados e de análise de indicadores”, destaca o pesquisador.

Iniciativa

O “Sífilis, Não!” objetiva contribuir para a redução dos casos de sífilis adquirida e em gestantes no país. O projeto é formado por quatro eixos distintos: gestão e governança, vigilância, cuidado integral e fortalecimento da educação e comunicação.

Na parte de análise e predição de dados, são utilizadas soluções tecnológicas para criação de salas inteligentes de vigilância e laboratórios de análises.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em saúde do Amazonas, o que inclui o enfrentamento às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) por meio da Gerência de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (GCCI) e Programa Estadual de HIV/Aids e ISTs na FVS-RCP.

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.
O post saúde do Amazonas recebe computadores para fortalecer ações do projeto ‘Sífilis, Não!’ no estado apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Itacoatiara, Manacapuru, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Cinco residenciais do Amazonas Meu Lar são selecionados na premiação do Minha Casa, Minha Vida por qualidade urbanística

29/01/2026
Governo do Amazonas

FVS-RCP recebe superintendente do Ministério da Saúde para integrar dados e fortalecer vigilância no Amazonas

29/01/2026
Governo do Amazonas

Cesmam é elevado à categoria de hospital após ampliação que aumenta capacidade de internação em 125%

29/01/2026
Governo do Amazonas

Ciaca no Amazonas realizou 3,7 mil atendimentos desde inauguração em outubro de 2025

29/01/2026
Governo do Amazonas

SES-AM e Hemoam finalizam preparativos para entrega do Hospital do Sangue no Amazonas

29/01/2026
Governo do Amazonas

Banco de Perfis Genéticos do Amazonas identifica quatro corpos e encerra incertezas de familiares

29/01/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus