Por Agência Amazonas
Manuseio requer critérios para prevenir contaminação no serviço de alimentação
Capacitações de educação em saúde é uma das estratégias da FVS-RCP para orientar sobre regras de manipulação de alimentos – FOTO: Jaqueline Macedo/FVS-RCPO cuidado com a higiene, durante a manipulação de alimentos, é fundamental para reduzir o risco de doenças relacionadas ao consumo em estabelecimentos de serviços de alimentação. Seja consumidor ou empresário, essas boas práticas incluem orientações que vão desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento, até a venda ao consumidor.
Os diversos aspectos relacionados às boas práticas de manipulação de alimentos, como legislação, orientação técnica, implantação e fiscalização dessas regras são cobradas pela Vigilância Sanitária que, no Amazonas, é coordenada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).
No Amazonas, o Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) da FVS-RCP tem trabalhado, ao longo dos anos, orientando, capacitando, fiscalizando e investigando, em conjunto com as secretarias municipais de saúde, o cumprimento das boas práticas, como principal medida de evitar contaminações pelo consumo e promover a segurança e qualidade dos alimentos.
“Enquanto Vigilância em Saúde, desenvolvemos ações, incluindo a educação voltada aos estabelecimentos, para melhorar a segurança e reduzir o risco de doenças relacionadas ao consumo dos diversos tipos de alimentos, que vão desde a origem, transporte, armazenamento, processamento até a venda, incluindo as características de cada tipo de produto”, destaca o chefe do Departamento de Vigilância Sanitária da FVS-RCP, Jackson Alagoas.
As ações do Programa de Monitoramento de Alimentos no Amazonas incluem atenção a diferentes tipos de alimentos, como queijo e peixes, além de frutos amazônicos, como o tucumã e o açaí. Uma das estratégias do Devisa é a realização de capacitações com as vigilâncias sanitárias municipais ou mesmo com os trabalhadores, que atuam diretamente na manipulação dos alimentos.
Açaí
Nesta quarta-feira (14/12), a equipe do Devisa na FVS-RCP realizou, em parceria com a Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), uma ação educativa para batedores de açaí da capital sobre as boas práticas necessárias à manipulação desse alimento.
Durante a capacitação, foram apresentados os resultados das análises laboratoriais do fruto realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), integrante da fundação.
Um dos participantes do evento foi o batedor de açaí Cláudio Alves, de 44 anos. “É importante ter o cuidado para fazer o processo de uma forma bem cuidadosa, seja na lavagem e peneiração para tirar os talos e os resíduos (da palmeira do açaí). Lembrar de higienizar as máquinas e colocar os equipamentos de proteção corretamente e usar água de qualidade”, afirmou.
Alimento seguro
Um alimento seguro é aquele que não contém agentes ou substâncias nocivas em quantidades que possam causar danos à saúde do consumidor. Os cuidados e regras a serem adotados, durante todas as etapas do preparo dos alimentos, podem prevenir ou reduzir essas doenças.