Visitas a bairros e espaços públicos urbanos que estão passando por grande processo de regeneração foram a tônica do segundo dia do evento internacional na cidade de Barranquilla, na Colômbia, do qual a Prefeitura de Manaus participa até este sábado, 22/10. O evento é uma iniciativa do Programa Internacional de Cooperação Urbana (Iurc), com participação do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).
Com o tema “Rumo a Cidades e Regiões Sustentáveis – Avançando em Soluções Baseadas na Natureza e Regeneração Urbana”, a prefeitura integra o engajamento de cidades e regiões da América Latina, compartilhando melhores práticas e fazendo visitas em campo para conhecer avanços, desafios e conquistas que Barranquilla obteve na regeneração urbana.
Com avanços na área ambiental, social, cultural e de recuperação de áreas degradadas, a cidade colombiana trabalha com um amplo projeto urbanístico e arquitetônico nos últimos 15 anos. “Realizamos visitas ao ecoparque nesta sexta-feira, dia 21, uma área de interferência entre o mar e o rio Madalena, onde há construções em palafitas, com parque, passarelas, pistas de caminhada e uma estrutura urbana para os moradores, valorizando a proteção ambiental de mangues”, explicou o vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade, que acompanha a comitiva de delegados.
Os visitantes fizeram um passeio ao tradicional bairro de Abajo, berço e símbolo da cultura caribenha, sendo uma grande atração turística e cultural. “Há muita arte e o envolvimento da comunidade, intensificando o conceito de pertencimento ao projeto. O Museu do Carnaval tem um entorno rico no envolvimento de famílias, por gerações, que gera emprego e renda para famílias e suas gerações na produção de fantasias”, explicou Andrade.
Para Claudemir, os projetos desenvolvidos em Manaus mostram que se está no caminho certo de tendências de programas multigeracionais, que promovem economia, arte, cultura e envolvem a sociedade de forma participativa.
Webinar
A Prefeitura de Manaus participa no dia 28/10 de webinar internacional com o tema “Bens Comuns: Experiências de Nápoles, Manaus e São Paulo”, evento realizado pelo Iurc América Latina, às 10h (horário Manaus), com duração de 75 minutos. O webinário terá tradução simultânea em inglês, espanhol e português e contará com transmissão pela plataforma Zoom, com inscrições abertas no endereço: https://www.iurc.eu/2022/10/11/webinar-8-urban-commons-experiences-from-naples-manaus-and-sao-paulo/.
De Manaus, representando o Implurb, Claudemir Andrade participa do evento apresentando dados da visita de técnicos da Prefeitura de Manaus a Nápoles e a importância do uso de bens comuns para o centro histórico da capital e de prédios abandonados, permitindo seu reuso e ocupação.
Participam ainda do webinar Nicola Masella, Giuseppe Micciarelli e Rodrigo Savazoni Masella e Micciarelli, que vão expor experiências criadas na cidade italiana, melhores práticas e lições de espaço urbanos ocupados que passaram a servir de laboratórios para atividades culturais e democráticas a partir da governança coletiva. Savazoni é escritor, pesquisador e gestor cultural de São Paulo e vai abordar casos de sucesso latino-americanos.
— — —
Texto – Claudia do Valle / Implurb
Fotos – Divulgação / Implurb
Em anexo
Regeneração urbana na Colômbia é modelo para projetos urbanos da Prefeitura de Manaus Prefeitura Municipal de Manaus.