Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Referência: FVS-RCP completa 18 anos prevenindo doenças e protegendo a saúde do Amazonas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Saúde

Referência: FVS-RCP completa 18 anos prevenindo doenças e protegendo a saúde do Amazonas

04/06/2022
WhatsApp Image 2022 06 03 at 14.44.20 1024x768 1
Compartilhar

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) completa 18 anos nesta sexta-feira (03/06). A instituição segue avançando, com dedicação e responsabilidade, na prevenção e controle de doenças e agravos, ampliando a cobertura vacinal e protegendo a saúde no Amazonas, em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

Desde que foi desmembrada da SES-AM, em 3 de junho de 2004, quando deixou de ser um departamento de Vigilância em Saúde dentro das dependências da SES-AM, a fundação passou a proteger a saúde por meio da promoção de ações de Vigilância Epidemiológica, Sanitária, Laboratorial, Ambiental e Educação e Saúde, Capacitação e Pesquisa.

“A fundação completa 18 anos e nós sempre tivemos um papel importante. Todos, quando remetiam à instituição, lembravam do enfrentamento à malária e à dengue, mas a fundação é muito mais do que isso”, afirma Tatyana Amorim, atual diretora-presidente da instituição.

Tatyana continua o trabalho de direção da instituição, seguindo na linhagem de diretores-presidentes da fundação, em ordem cronológica: Evandro Melo (2004-2008), Bernardino Albuquerque (2009-2019), Rosemary Costa Pinto (2019- 2020) e Cristiano Fernandes (2021-2021).

Sob a direção de Rosemary Costa Pinto, conhecida como Dra. Rose, a instituição passou à fase de enfrentamento à pandemia de Covid-19. A doença também vitimou a epidemiologista, que faleceu por complicações decorrentes da infecção, enquanto trabalhava para proteger a saúde do Amazonas contra a moléstia.

A FVS-RCP hoje leva o nome de Rosemary, em algo que é mais do que uma homenagem, mas o reconhecimento do esforço na luta contra o novo coronavírus. “É mais do que uma valorização, é uma forma de dizer o quanto a Dra. Rose está viva em nossas ações”, acrescenta Tatyana.

Peças fundamentais

O enfrentamento à pandemia de Covid-19 é algo recente, mas, muito antes da pandemia, a trajetória da instituição é marcada pela superação de desafios no enfrentamento de surtos, eventos inusitados de saúde pública e epidemias.

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP, Eduardo Prado/FVS-RCP, Jaqueline Macedo/FVS-RCP e Abrahão Graham/FVS-RCPSão mais de 1,6 mil funcionários, entre servidores, terceirizados e estagiários na instituição que escrevem, diariamente, a história da Vigilância em Saúde do Amazonas na sede da instituição, no Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), na Gerência de Imunização (atualmente na sede da SES-AM) e Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador do Amazonas.

“A FVS é de fundamental importância para que seja mantida a segurança da saúde do povo amazonense. É uma instituição que segue para o que foi projetada: uma instituição de qualidade reconhecida tanto nacional como internacionalmente. Trabalhar na FVS é uma honra, prestando serviço de qualidade ao estado do Amazonas”, afirma o enfermeiro Alfredo Aguiar, do Departamento de Vigilância Epidemiológica.

Também pela Vigilância Epidemiológica, atuando na Vigilância do Sarampo no Amazonas, a enfermeira Angela Desirée destaca o estímulo da instituição para que o profissional de saúde se aprimore buscando a excelência no trabalho diário. “Isso é superimportante. Para mim, trabalhar na FVS é maravilhoso. Eu gosto muito do meu trabalho e da família FVS, e me sinto muito bem trabalhando na instituição”, disse.

Ainda entre os mais experientes, está a agente de endemias, Deusmarina Farias, do Núcleo de Educação em Saúde, que veste não só a camisa da instituição, como também as fantasias de mosquitos e demais vetores de interesse de saúde pública no Amazonas, durante as ações lúdicas de promoção à saúde e mobilização social.

“Nós trabalhamos em equipe, caracterizados de Aedes aegypti, por exemplo, para divulgar o nosso trabalho. Quando as pessoas veem a gente caracterizado, prestam muito mais a atenção nas orientações de prevenção às doenças”, ressalta Deusmarina.

A fundação percorre gerações como local de aprendizado e fortalecimento de carreira. A enfermeira Geovana Pinheiro, por exemplo, é ex-bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) da instituição, desenvolvido pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa da fundação. De bolsista, ela passou a contratada, e hoje cursa o Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) desenvolvido em parceria com a Fundação de Medicina Tropical – Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

“Desenvolver um projeto de pesquisa despertou-me o interesse, a curiosidade, foi onde me vi pesquisadora, o que me abriu os olhos para além da iniciação científica, para o mestrado”, afirma Geovana.

“A FVS é de fundamental importância para a saúde da população do estado do Amazonas e poder fazer parte da história da instituição é gratificante. Todos os dias são novos desafios e aprendizados a serem superados”, afirma o também enfermeiro Evandro Pinheiro, que atua na Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss).

O propósito é sempre melhorar, ampliar e fortalecer a Vigilância no Amazonas, como destaca o farmacêutico bioquímico do Lacen-AM, Guilherme Araújo. “Estamos sempre em busca de ampliação. Ampliar o diagnóstico com a mesma amostra disponível. Esse é o nosso desafio: melhorar com o que a gente já tem”, ressalta.

Seja entre os mais experientes ou entre os mais jovens, desenvolver diariamente a missão da Vigilância em Saúde do Amazonas é pertencer à família FVS. “O trabalho em si é complexo em virtude das ações desenvolvidas na fundação. Ao mesmo tempo, é gratificante representar uma instituição tão importante para o Amazonas sem contar o acolhimento e a parceria dos colegas de trabalho”, ressalta Rednaj Bacury, fiscal sanitário do Departamento de Vigilância Sanitária da FVS-RCP.

E toda grande família, tem um comandante que monitora as ações, verifica os processos, aprimora a qualidade e se certifica que a instituição esteja sempre fortalecida e em constante evolução. “Daqui para frente, esperamos entregar um trabalho ainda melhor, mais focado e mais presente no interior do Amazonas. Isso pode ter certeza”, finaliza a diretora-presidente da instituição, Tatyana Amorim.

Referência

A FVS-RCP funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os contatos telefônicos da Fundação são (92) 2129-2500 e 2129-2502.

———

Por Agência Amazonas
FOTO: Divulgação/FVS-RCP, Eduardo Prado/FVS-RCP, Jaqueline Macedo/FVS-RCP e Abrahão Graham/FVS-RCP

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Estado do Amazonas, Manaus, Vacinação
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

3
AmazonasGeralManausSaúde

Secretária de Saúde cumpre agenda de visitas a órgãos de controle e instituições parceiras

22/03/2024
WhatsApp Image 2023 10 02 at 16.23.06 2
AmazonasManausMancheteSaúde

Hospital da Criança Zona Sul receberá apoio financeiro, segundo Deputado Delegado Péricles, para melhorias na Saúde.

02/10/2023
FVS RCP Monkeypox 1 1 600x400 3
Saúde

Saúde atualiza quadro de Monkeypox no Amazonas, nesta segunda-feira, com mais oito casos confirmados da doença

27/09/2022
Agendamento CCZ 3
MancheteSaúde

CCZ divulga calendário de agendamento para castração de cães e gatos entre outubro e dezembro

19/09/2022
FPS Foto Tacio Melo 1 1024x682 1
MancheteSaúde

FPS entrega equipamentos para o Abrigo Monte Salém, em Manaus

10/08/2022
Atividades seguem ate setembro de 2022 FOTO DIVULGACAO FVS RCP 1024x683 1
MancheteSaúde

Saúde monitora ações de controle da tuberculose na capital e no interior do Amazonas

10/08/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus