Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Reconversão pela prefeitura do Edifício Mirante da Ilha tem projeto aprovado pelo Iphan
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Prefeitura de Manaus

Reconversão pela prefeitura do Edifício Mirante da Ilha tem projeto aprovado pelo Iphan

14/06/2022
51270870610 ec2f942c89
Compartilhar

 O primeiro prédio de reconversão de uso e arquitetônica dentro do projeto “Nosso Centro”, da Prefeitura de Manaus, teve a proposta de intervenção aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-AM) do Amazonas. Projetado por equipe do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), o Edifício Mirante da Ilha, na avenida Sete de Setembro, esquina com a rua Visconde de Mauá, teve a proposta de intervenção aprovada e identificada a contribuir com “a preservação do conjunto urbano do Centro Histórico de Manaus ao promover a requalificação do local”. O imóvel hoje se encontra sem uso e descaracterizado, às margens do rio Negro, tendo quatro andares (térreo e mais três).
 

 
A reabilitação do antigo imóvel, onde funcionava a Companhia Energética do Amazonas (Ceam), visa melhorar a qualidade de vida das pessoas, sendo a primeira grande área vertical a ser construída pela prefeitura para atividades de entretenimento, lazer, contemplação e negócios na Ilha de São Vicente.
 
“É mais um passo que se constrói para a reabilitação do Centro de Manaus. Buscamos o alinhamento técnico e o resgate histórico para viabilizar os projetos que permitam novas dinâmicas para o território. Há diversas experiências nacionais com intervenções inter-relacionadas ao patrimônio histórico. Uma delas é o Museu de Arte do Rio, que integra duas edificações, uma histórica e outra moderna. Uma tem inclusive o teto ondulado, como é também nossa proposta para o prédio do Mirante, fazendo referência ao rio Negro e seu banzeiro”, explicou o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.
 
Para Valente, Manaus está em um bom caminho com a gestão David Almeida e, especialmente, por poder contar com aporte de recursos para as obras. “Muitos programas e planos afundam porque não tem recursos aportados. E os recursos foram uma garantia do prefeito para a primeira etapa do ‘Nosso Centro’. A licença do Iphan valoriza e se junta à nossa proposta de reativar mais atividade econômica e dar longevidade e uso ao patrimônio. Estamos evoluindo com comprometimento com a cidade e projetos significativos e importantes para reabilitar o Centro Histórico”, comentou.
 
O Mirante da Ilha está com o projeto básico concluído e o projeto executivo está em finalização. Eles vão se somar às licenças necessárias para criação do edital de concorrência pública e futuro lançamento da licitação. A previsão da prefeitura é lançar a ordem de serviço para esta obra em setembro deste ano, tendo sua entrega programada para 2023.
 
Equipamento público
 
Como é um grande equipamento urbano, ele foi projetado para abrigar várias ações de cultura, lazer, gastronomia, negócios e muito mais, tendo como fundo a vista do rio Negro. E um dos eixos do “Nosso Centro” é destaque do escopo da intervenção, o “Mais Negócios”.
 
“O licenciamento junto ao Iphan mostra que estamos em comum acordo com a legislação vigente e as diretrizes do planejamento urbano. O Mirante é um prédio com linhas contemporâneas e durante várias reuniões, com posicionamentos de técnicos do Iphan e do Implurb, chegamos a um denominador comum para a reconversão, para o imóvel manter o diálogo arquitetônico e de uso com o entorno e o Centro”, disse o diretor de Planejamento do instituto, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.
 
O prédio e o futuro largo construído ao seu redor servirão como um dos polos dinamizadores da região, sendo a primeira área pública verticalizada, da capital, de lazer e contemplação para o rio. “E este é o primeiro programa do ‘Nosso Centro’ a receber aprovação do Iphan, incentivando mais negócios e a implantação de novas atividades principais e de apoio. Significa que quanto maior a diversidade na área, melhor para o território”, explicou o diretor.
 
Projeto arquitetônico
 
O antigo prédio da Ceam vai abrigar um complexo de lazer e negócios, com foco no turismo, incluindo um pier, mirante, varandas, praça de alimentação coberta, decks e uma bela cobertura sinuosa que remete a um banzeiro. O pier vai substituir uma estrutura precária de atracadouro que existe no lugar, que recebe lanchas e pequenas embarcações do Corpo de Bombeiros, e das áreas de saúde e educação.
 
O prédio vai proporcionar uma vista privilegiada para o rio Negro, num dos pontos mais avançados da Ilha de São Vicente, contemplando espaços para projetos comerciais, como restaurantes, banheiros, lanchonetes e bares, além de área de exposições culturais, apresentações de shows, paisagismo e convivência integrada entre a construção e o ambiente natural.
 
O edifício terá estrutura coberta, mas com vãos vazados que vão permitir, em vários níveis, a observação para o rio e sua contemplação. A obra vai se integrar ao parque urbano, construindo um grande largo, associado à circulação de vários modais e requalificação de áreas vazias.
 
O largo que será criado no espaço envolve prédios de interesse de preservação até a rua Bernardo Ramos. Com a reconversão do edifício, no térreo ele contará com uma grande praça coberta, seguida de um segundo andar para área cultural e central de artesanato. No local, artistas poderão fazer exposições e apresentar shows. No terceiro pavimento ficará a gastronomia, com três operações de restaurantes, e no quarto o mirante.
 
Resgate
 — — —
O planejamento prevê o resgate dos elementos originais da pavimentação das calçadas e das ruas; instalação de mobiliários urbanos e arborização das vias; implementação de acessibilidade nas esquinas e logradouros; melhoria da iluminação ambiente e cênica no prédio. A grande área de lazer vertical servirá de conexão natural e cultural com a paisagem bem à frente, o rio e sua beleza.
 
Texto – Claudia do Valle / Implurb
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmW4EviG
Fotos – Dantas Neto / Semcom
Reconversão pela prefeitura do Edifício Mirante da Ilha tem projeto aprovado pelo Iphan Prefeitura Municipal de Manaus.
 

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Bombeiros, David Almeida, Economia, Educação, Manaus, Prefeitura de Manaus, Prefeitura Municipal de Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

51507942861 6d770edc9b 1
DestaquePortal Prefeitura de Manaus

Prefeitura alcança em junho menor prazo do ano de licenciamento urbano

27/07/2022
52244312950 38cc93c5aa z
Portal Prefeitura de Manaus

Prefeitura realiza workshop sobre práticas pedagógicas do Cemeapi

27/07/2022
52243243149 553511c660 z
Portal Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida entrega R$ 6,2 milhões para organizações sociais atendidas no edital do Fundo Manaus Solidária

26/07/2022
52240919480 78f2d7dd60
Portal Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida enfatiza marca histórica de 100 mil famílias beneficiadas com Tarifa Social de água

25/07/2022
52213176112 7b47ae1ff3 w
Portal Prefeitura de Manaus

Requalificação de feiras e mercados marca um novo ciclo na vida dos permissionários da capital

25/07/2022
52233354627 ba5a379cfa
ManchetePortal Prefeitura de Manaus

Prefeitura orienta condutores para o retorno do corredor exclusivo do transporte coletivo

22/07/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus