A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim, recebeu, na noite de ontem (21/04), a Medalha Tiradentes, durante cerimônia de 185 anos de existência da Polícia Militar (PM) no Amazonas, no Largo São Sebastião, bairro Centro, zona sul de Manaus.
Solenidade ocorreu em alusão ao aniversário de 185 anos da Polícia Militar do Amazonas
Durante a solenidade, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Vinícius de Almeida, agradeceu a todos a contribuição de todos os homenageados, e de suas respectivas instituições, para a Polícia Militar. “Todos os senhores contribuem nos 185 anos da formação da nossa Polícia Militar, cada um ajudando dentro da sua área, mas sem a ajuda dos senhores, nós não conseguiríamos ter chegado até aqui”, destacou.
A Medalha Tiradentes é destinada a autoridades civis e militares, além de membros da sociedade que prestaram relevantes serviços à causa pública. A cerimônia foi uma solenidade militar em homenagem a Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil.
“É uma demonstração de valorização e reconhecimento do nosso trabalho integrado. Em nome de todos os servidores da Vigilância em Saúde do Amazonas, agradeço a homenagem, na qual represento o esforço e o compromisso que a FVS-RCP vem desenvolvendo para sociedade”, afirmou Tatyana.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressaltou que é especial receber a Medalha Tiradentes, que destaca os mesmos valores e princípios que a FVS-RCP traz para a sociedade, reforçando o aprimoramento da qualidade de vida da população do Amazonas, por meio da promoção e proteção à saúde.
Tiradentes
A concessão da Medalha Tiradentes, por meio da Polícia Militar do Amazonas, é uma das ações da corporação para manter viva a memória de Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), patrono das polícias militares do Brasil.
Dra. Rose
A ex-presidente da FVS-RCP, Rosemary Costa Pinto, também foi uma das homenageadas, de forma póstuma, na solenidade. Rosemary, conhecida como “Dra. Rose”, faleceu em janeiro de 2021, vítima de Covid-19. A instituição recebeu o nome da ex-presidente, como homenagem, passando a ter a denominação atual: Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). A epidemiologista teve posição de destaque no combate à pandemia de Covid-19 desde o início dela, em 2020.
Referência
A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.
———
Por Agência Amazonas
FOTO: Divulgação/FVS-RCP