Fortalecer a discussão dos programas e ações de prevenção e manejo da obesidade na atenção à saúde na região Norte é o foco do Obesus: 2º Seminário de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento da Obesidade. O evento, apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos (Parev), acontecerá em formato virtual na sexta-feira (04/02) e no sábado (05/02), pelo canal do YouTube, e plataforma Sisgeenco.
A atividade é promovida pelo Núcleo de Atividades Integradas do Instituto de Ciências Biológicas e da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Além do apoio da Fapeam, o evento conta com colaboração do Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Projeto Obesus: Enfrentamento e controle da obesidade no âmbito do SUS no Amazonas.
De acordo com a coordenadora do evento, a doutora em Saúde Pública, Regismeire Viana Lima, a iniciativa busca ainda contribuir com ampliação e melhorias das ações para o enfrentamento da obesidade.
“Espera-se que o evento contribua com ampliação e melhorias das ações para o enfrentamento da obesidade como um instrumento de qualificação e fortalecimento das equipes de atenção básica e da gestão, beneficiando os estados e municípios participantes e, que contribua na difusão científica do conhecimento sobre ações de enfrentamento da doença na região Norte”, destaca.
Números
Dados da última pesquisa realizada pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) do Ministério da Saúde, em 2019, apontam que, no Amazonas, 6,1% das crianças menores de 5 anos são obesas. Entre os adolescentes, essa prevalência é de 6,4%.
Manaus tem 23,4% da população adulta bem acima do peso, segundo pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (Vigitel), sendo a capital com a maior porcentagem no Brasil. De 2006 a 2019, houve um incremento de 4,5% ao ano.
Parev
O Parev é uma ação da Fapeam voltada para apoiar a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.
Regismeire Viana destaca a importância da realização do evento, que pela segunda vez consecutiva recebe o apoio do Governo do Estado, por meio da Fapeam, ressaltando que a ação é uma oportunidade aos profissionais da região, para debater e apresentar suas ideias e também verificar o que outros profissionais estão apresentando, além de compartilhar experiências exitosas.
“Agradeço ao Governo do Estado e à Fapeam por mais uma vez incentivar um evento de tamanha importância à saúde da região Norte”, conclui.
Programação
A agenda do seminário abrange a conferência de abertura, com o tema “Estratégia Nacional para Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil”, mesa de discussão, palestras, apresentação de pôsteres e dos cinco melhores trabalhos, além da participação de profissionais de dez municípios do Amazonas: Carauari, Humaitá, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Manaus, Parintins, Tabatinga, Tefé e Anori.
Inscrição
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site www.sisgeenco.com.br/eventos/obesus/2022. O seminário é voltado a estudantes, docentes, pesquisadores, profissionais e gestores da área de saúde, grupos populares e pessoas interessadas na temática.
Para conferir a programação completa do seminário, basta acessar o link: http://www.sisgeenco.com.br/eventos/obesus/2022/.
———
Por Agência Amazonas
FOTOS: Divulgação