O diretor-presidente do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Prof. Dr. José Augusto de Melo Neto, recebeu na noite desta quinta-feira (21) a maior honraria da Polícia Militar concedida a civis: a Medalha Tiradentes, que é uma forma de agradecimento e homenagem aos serviços prestados à sociedade amazonense. Essa é a segunda comenda recebida pelo presidente da autarquia neste ano de 2022.
A primeira foi a Medalha Ruy Araújo, recebida em março, que é a maior comenda do poder Legislativo estadual.
Na ocasião, José Augusto falou do sentimento de receber a maior homenagem da Polícia Militar dada a um civil. “Sinto-me gratificado pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido na educação ao longo de 30 anos e divido essa honraria com cada uma das pessoas que, ao longo da minha vida, me ajudaram a buscar a excelência em tudo que me dispus a realizar. É uma grande honra receber a Medalha Tiradentes”, destacou.
A Medalha Tiradentes foi instituída pelo Decreto 3.397, de 31 de março de 1976, e as indicações para recebimento da honraria são aprovadas pelo Conselho do Mérito Policial Militar e pelo Comando da Polícia Militar do Amazonas.
Breve histórico profissional e acadêmico
O Prof. José Augusto de Melo Neto é Doutor em Educação, com 30 anos de experiência no setor público educacional.Foi diretor do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), secretário de Estado de Educação do Amazonas (Seduc/AM) e atualmente é diretor-presidente do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
Personalidades agraciadas
A comenda é um das mais prestigiadas e importantes do Amazonas e entre os agraciados com a comenda constam nomes do poder Judiciário, Executivo e sociedade civil, como o desembargador Aírton Luís Corrêa Gentil e os juízes Leoney Figliuolo Harraquian, Ronnie Frank Torres Stone e Roberto Hermidas de Aragão Filho. Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Yara Lins dos Santos e Mário de Mello. A ex-secretária da Seas, Márcia de Souza Sahdo, e até o ex-governador de Goiás, Marconi Perillo.
Cerimônia
Neste feriado de Tiradentes, patrono da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), a corporação realizou também a Formatura Geral em comemoração aos 185 anos da força. O evento aconteceu no Teatro Amazonas, no Centro de Manaus.Na solenidade foram entregues, além da Medalha Tiradentes, as medalhas Policial Militar, Cândido Mariano, Mérito Policial e medalhas de 185 anos para policiais e autoridades.O evento também contou com o desfile da Tropa e da participação da banda de Música da PMAM.O comandante-geral da PMAM, Coronel Vinícius Almeida, presidiu a cerimônia e falou da importância do evento para a corporação e para o Amazonas.“Esta Formatura, sem dúvida, é uma das mais importantes porque celebra o aniversário da nossa corporação. Teremos a presença do nosso Governador, Wilson Lima, e de outras autoridades. Além de ser marcada pela entrega das medalhas, como uma forma de agradecimento e homenagem aos serviços prestados à sociedade amazonense”, disse Almeida.
Foto: Cleudilon Passarinho/Asscom Cetam