Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Prefeitura realizou mais de 50 mil atendimentos nas ações do ‘Dia D do Novembro Azul’
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
ManchetePrefeitura Municipal de Manaus

Prefeitura realizou mais de 50 mil atendimentos nas ações do ‘Dia D do Novembro Azul’

07/12/2022
Compartilhar

Prefeitura realizou mais de 50 mil atendimentos nas ações do ‘Dia D do Novembro Azul’
As ações do “Novembro Azul”, campanha realizada pela Prefeitura de Manaus com o objetivo de chamar a atenção dos homens sobre a importância dos cuidados com a saúde, foram um sucesso. Mais de 50 mil atendimentos foram realizados e o número de procedimentos individualizados foi mais de 92 mil.

Este ano, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) usou a estratégia de intensificar os serviços em uma unidade de cada Distrito de Saúde (Disa), em todos os sábados de novembro. Foram ofertados desde consultas médicas e testes rápidos para Infecções Sexuais Transmissíveis (ISTs) a procedimentos mais simples como aferição da pressão arterial. A receptividade da população masculina foi positiva e demonstra que, aos poucos, a resistência dos homens em buscar a prevenção de doenças e agravos está diminuindo.

“Esse resultado está mostrando que os homens estão começando a entender que os cuidados preventivos são a melhor forma de garantir a saúde e a boa qualidade de vida. Os esforços de nossas equipes de saúde da gestão do prefeito David Almeida estão surtindo efeito”, comemora o subsecretário de gestão da Saúde, Djalma Coelho.

As unidades que participaram da intensificação de cuidados, funcionaram na modalidade “porta aberta”, sem necessidade de agendamento. O atendimento médico foi o serviço mais buscado, totalizando 27.242 atendimentos, enquanto o atendimento de enfermagem ficou em segundo lugar, com 14.832 ações.

Dentre os procedimentos individualizados, a aferição de pressão arterial ficou em primeiro lugar, com um total de 55.187 atendimentos, seguida pelo acompanhamento dos usuários hipertensos, que registrou 14.164 atendimentos.

O atendimento aos homens com diabetes, doença que precisa de acompanhamento rotineiro para evitar agravamento do quadro, também teve destaque com 6.289 acompanhamentos.

Para o chefe do Núcleo de Saúde do Homem, Meirivaldo Maia, a programação foi um sucesso e a comprovação de que as barreiras culturais que impedem que os homens busquem as unidades de saúde, estão sendo derrubadas aos poucos.

“Sabemos que a cultura machista é um fator que dificulta a busca dos serviços de saúde pelos homens. Eles ainda têm aquela ideia de que procurar por ajuda médica é sinal de fraqueza, de que é melhor não fazer exames de rotina e mostrar uma postura forte. Isso prejudica muito a saúde e a qualidade de vida, porque quando o problema é percebido, muitas vezes a situação está bem grave. As ações do ‘Novembro Azul’ contribuíram para começar a derrubar esses mitos”, explica Meirivaldo.

A procura por testes rápidos para detecção de ISTs e também para a Covid-19 foi alta, com 2.706 exames realizados, seguida pelos exames do pé diabético, com 1.312 ações. E uma das boas surpresas do evento foi a busca pelo atendimento odontológico, que totalizou 3.972 consultas. “É satisfatório ver que aos poucos, a Semsa está conseguindo sensibilizar os homens a buscarem a atenção primária, que trabalha essencialmente com a prevenção de doenças e de agravos”, complementa Meirivaldo Maia.

O “Novembro Azul” da Semsa também promoveu rodas de conversa, consultas do pré-natal do parceiro, participação em palestras, exames de hemoglobina glicada, dispensação de medicamentos e vacinação, entre outros serviços.

O evento foi realizado nas USFs Alfredo Campos, na zona Leste, Sálvio Belota, na zona Norte; Leonor de Freitas, zona Oeste; e José Rayol, na Zona Sul, nos dias 5,12,19 e 26/11. Na zona Rural, as atividades ficaram concentradas nas USFRs Ada Viana, Ephigênio Sales e Nossa Senhora de Fátima. As comunidades ribeirinhas também receberam as ações de intensificação pelas equipes das UBSs fluviais Antônio Levino e Ney Lacerda.

— — —
Texto – Tânia Brandão / Semsa
Fotos – Elienai Emanuel / Semsa

Notícias relacionadas

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados David Almeida, Manaus, Prefeitura de Manaus, Vacinação
Redação Informe Manaus 07/12/2022 07/12/2022
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus inaugura sala de recurso na creche Maria Aparecida Silva Dantas 

22/05/2025

Prefeitura realiza distribuição de abafadores no Réveillon Manaus 2025 ‘O Encontro da Nossa Gente’

30/12/2024
Prefeitura Municipal de Manaus

Av. Mário Ypiranga Monteiro será liberada nesta segunda-feira

18/11/2024
Prefeitura Municipal de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza encontro sobre práticas pedagógicas inovadoras na educação infantil

18/11/2024
Prefeitura Municipal de Manaus

Atendimento da Unidade Móvel de Saúde da Mulher na zona Leste

18/11/2024
Prefeitura Municipal de Manaus

Feira da Panair terá atividades suspensas entre os dias 18 e 20/11

18/11/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus