Prefeitura de Manaus e Governo do Estado trabalham na segurança do Réveillon Sustentável “Manaus, Floresta Viva”
A Prefeitura de Manaus, em parceria com o Governo do Estado, iniciou, nesta quarta-feira, 29/12, a Operação Integrada de Segurança do Réveillon Sustentável “Manaus, Floresta Viva 2023”, com programação sexta-feira e sábado, 30 e 31/12, e expectativa de público em torno de 100 mil pessoas, durante os dois dias de evento.
O plano tático envolve diversos órgãos de segurança, transporte, trânsito e saúde, como a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP); Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM); Corpo de Bombeiros; Polícia Militar; Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult); Centro de Cooperação da Cidade (CCC); Secretaria Municipal de Saúde (Semsa); Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) e demais órgãos da Prefeitura de Manaus que compõem a matriz de responsabilidade da operacionalização dos eventos que marcarão a virada do ano.
O diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, reforça que todas as entradas dos eventos irão contar com equipes de segurança que farão a identificação e controle do público.
“Além da Ponta Negra, a Prefeitura de Manaus promove o Réveillon no shopping popular Phelippe Daou, e no Educandos. Todos esses pontos receberão reforço de segurança. A medida será adotada em cumprimento à portaria da Secretaria de Estado da Segurança Pública, que regula a realização de Grandes Eventos no Estado”, afirmou Oliveira.
O secretário de Estado de Segurança Pública, General Carlos Alberto Mansur, ressalta que o plano integrado busca coordenar e integrar os Planos Operacionais de Segurança referentes à preparação tática das forças de segurança pública, órgãos e agências empregadas no evento, buscando oferecer para a população amazonense a segurança necessária durante a realização o evento.
“A Secretaria de Segurança Pública está dando todo o apoio na parte de segurança. Teremos helicópteros que irão apoiar na parte de segurança, e a parte operacional também está contribuindo com o evento. E quem ganha com essa união entre a prefeitura e o governo, é a população que vem participar desses eventos”, explicou o secretário.
O capitão Ruiz, do Corpo de Bombeiro, conta que mais de 250 militares trabalhão durante o Réveillon, que contará também com atendimento pré-hospitalar, posto de saúde e guardas-vidas.
“Além dos dez salvas-vidas que ficam aqui na praia, estaremos divididos em dois turnos. A partir das 17h, teremos 25 salva-vidas exclusivos para essa área da orla. Além desse efetivo, teremos mais de 80 bombeiros militares distribuídos ao longo da praia. No segundo turno, entra outra equipe, e esse efetivo é muito maior, serão mais de 160 militares distribuídos entre palcos e a orla” explicou o capitão.
Fiscalização
Na manhã desta sexta-feira, 30/12, agentes do Corpo de Bombeiros (CBM), com a Defesa Civil do Município estiveram presentes na praia da Ponta para vistoriar a estrutura de fogos de artifício, palcos e estrutura da festa de Réveillon 2023.
Durante a fiscalização, foram aprovadas todas as questões, incluindo o perímetro de segurança dos fogos de artifícios que serão de baixo ruído. Todos os três pontos de onde ocorrerá a festa de Réveillon terão fiscalização do Corpo de Bombeiros.
A queima de fogos terá duração de 10 minutos e poderá ser observada em toda a extensão da praia. Serão utilizados oito pontos em estrutura metálica com um intervalo de 25 metros de um ponto a outro, que estarão fixados na praia Ponta Negra a uma distância de 200 metros do público presente.
Tanto na orla do Amarelinho, no bairro Educandos, quanto no shopping Phelippe Daou haverá uma torre destinada para a tradicional queima de fogos também com duração de 10 minutos que terão efeitos multicoloridos em Crackling, Crossete, Crisântemo, Kamuro, candelas entre outros.
Interdição
A praia da Ponta Negra, na zona Oeste, está fechada para o banho desde às 14h desta sexta-feira, 30, voltando a ser aberta ao público a partir das 8h de domingo, 1º/1/23. A medida preventiva faz parte das ações de segurança da Prefeitura de Manaus para a realização do “Réveillon Sustentável Manaus, Floresta Viva 2023”.
No sábado, 31, não será permitido o banho no rio durante os eventos programados para a virada. As operações de limpeza e varredura na praia serão realizadas por equipes do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), com apoio da Polícia Militar (PM) e Guarda Municipal.
Lista de objetos proibidos
Não será permitida a entrada de garrafas ou quaisquer objetos de vidro. Só será liberada a entrada de garrafas pet em quantidade para uso pessoal, até 2 litros. Os objetos proibidos serão retidos na entrada sem devolução.
Armas de fogo; armas de arremesso; armas brancas; armas destinadas a projetar substâncias tóxicas, asfixiantes e corrosivas; materiais contundentes ou perfuro-contundentes, cortantes ou perfurantes; guarda-chuvas com hastes metálicas; tubos de bandeiras em material contundente; substâncias ou engenhos explosivos ou pirotécnicos; tubos em aerossol contendo quaisquer substâncias; garrafas, copos, pratos, e quaisquer outros materiais de vidro e alumínio; dardos; martelos; seringas; extintores; capacetes; quaisquer materiais que venham ameaçar a segurança do público presente.
— — —
Texto – Keize Pedrosa e Flávia Moura / Manauscult
Foto – Oliveira Júnior / Manauscult
Notícias relacionadas
Coronavírus
David Almeida decreta situação de emergência em Manaus
Ação
Ação integrada leva asfaltamento e limpeza a cemitério municipal
Serviço
Prefeitura abre prazos de reativação e suspensão do benefício Bolsa Universidade
Saúde
‘Estamos prontos para iniciar a vacinação dos profissionais da saúde’, afirma prefeito David Almeida
Informe Funerário
Sábado, 30/1
Saúde
Prefeito David Almeida determina antecipação da vacinação dos idosos de 75 a 79 anos
Oportunidade
Confira as vagas de empregos oferecidas pela prefeitura nesta segunda-feira
Informe Funerário
Domingo, 31/1
Saúde
Prefeitura amplia canais de atendimento para cadastro de idosos acamados
Educação
‘Home office’ na Semed é estendido até o dia 7/2
Saúde
Prefeitura amplia serviço de telemonitoramento de casos de Covid-19
Saúde
Busca ativa de idosos para a vacinação chega à zona Leste nesta terça-feira, 23
Meio Ambiente
Prefeitura realiza plantio e distribuição de mudas em alusão ao Dia da Árvore na Amazônia
Informe Funerário
Sábado, 20/3
Imunização
Prefeitura de Manaus cria novo ponto de vacinação no T6 para facilitar acesso ao imunizante contra a Covid-19
Capacitação
Prefeitura e Senai entregam certificados do Curso Inspetor de Qualidade
Saúde
Novo posto de vacinação da Prefeitura de Manaus começa a funcionar no T6
Coronavírus
Público de 18 a 59 anos, com comorbidades, volta a receber a primeira dose da vacina
Imunização
Prefeitura de Manaus começa a imunizar grávidas e puérperas nesta segunda-feira, 10
Empreendedorismo
Prefeitura oferta 100 vagas gratuitas em cursos profissionalizantes para mães
Serviços Públicos
Demandas municipais são avaliadas na criação do aplicativo da cidade
Preservação
Na Semana do Meio Ambiente, prefeitura lança projeto ‘Manaus, te quero verde’ em escola municipal
Cheia
Rio Negro ultrapassa marca de 30 metros, e prefeitura atende 4 mil famílias atingidas pela cheia
Nota
Circulação dos ônibus neste domingo
Nota
Suspensão das aulas na rede municipal
Recursos
David Almeida obtém investimentos junto ao governo federal no combate à pandemia e aos efeitos da cheia em Manaus
Conscientização
Prefeitura lança ‘Manaus, te quero verde’ na zona rural rodoviária
Combate
Campanha de vacinação contra a Covid-19 em Manaus completa seis meses com quase 1,4 milhão de doses aplicadas
Saúde
Força-tarefa da prefeitura busca recursos para saúde e articula parcerias em Brasília
Sustentabilidade
Escolas da Prefeitura de Manaus recebem doação de 7,5 mil copos biodegradáveis