Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Projetos de reabilitação de dois casarões do Nosso Centro
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
ManchetePrefeitura Municipal de Manaus

Projetos de reabilitação de dois casarões do Nosso Centro

11/10/2022
marinhocasaamarela2 scaled 1
Compartilhar

Melhorar a qualidade de vida urbana, arquitetônica, de patrimônio e das pessoas é um dos objetivos maiores de profissionais da arquitetura e urbanismo. E com a Prefeitura de Manaus não é diferente ao se projetar e aprimorar o espaço público e as intervenções, a fim de propor reabilitação de territórios, como o centro histórico da capital.

A prefeitura, dentro do projeto “Nosso Centro”, lançado ano passado pelo prefeito David Almeida, apresentou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Amazonas (Iphan-AM) propostas de requalificação de dois casarões da área, o de São Vicente (casa azul) e do amarelo, ambos na rua Bernardo Ramos. Após a entrada dos processos junto à autarquia federal, com autoria do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), a prefeitura espera a análise pelo corpo técnico federal, tendo como matriz a colaboração e valorização do patrimônio cultural do Centro.

“Apresentamos os projetos que se somam às propostas do largo e mirante da Ilha de São Vicente para reabilitação e reconversão de uso, uma vez que os casarões hoje abandonados, no passado, existiam como residências e, após a reforma e restauro, terão novas funções urbanas”, comentou o diretor de Planejamento do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

O casarão de São Vicente funcionará como um hub de inovação, tecnologia e empreendedorismo, enquanto o casarão amarelo será destinado ao acervo, exposição e adequação do Instituto Thiago de Mello, abrigando tão importante destaque ao poeta, escritor e amazônida nascido em Barreirinha.

Imóveis

Uma edificação datada de 1908, na rua Bernardo Ramos, de 474,86 metros quadrados de área, em situação de abandono, com quintal, vista para o rio Negro, classificada como imóvel de interesse de preservação de segundo grau, será o futuro Casarão Thiago de Mello.

“A casa é um patrimônio histórico de interesse de segundo grau e será totalmente restaurada, ganhando um novo uso, se integrando a outros imóveis na mesma rua e ao conceito do Mirante da Ilha”, comentou. O imóvel receberá uma exposição permanente sobre a obra, vida e história de Thiago de Mello.

E, nas proximidades da casa amarela, está o conhecido Casarão de São Vicente, que dará lugar a um hub de inovação e coworking com térreo, área para recepção e eventos, incluindo o piso superior, que ganhará um terraço com café e área de contemplação.

O casarão será ocupado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), tendo um terraço com vista para o rio Negro.

Harmonia

Grande parte do passado do nascimento da cidade de Manaus pode ser visualizado hoje na rua Bernardo Ramos, uma das mais antigas de Manaus. Ao lado do Museu da Cidade e da praça Dom Pedro II, a via leva o nome de Bernardo de Azevedo da Silva Ramos, político e comerciante que tinha uma coleção de mais de dez mil moedas.

É na Bernardo Ramos que estão as duas casas consideradas as mais antigas de Manaus, as de números 69 e 77, que hoje abrigam o Centro Cultural Óscar Ramos. As residências foram totalmente restauradas pela prefeitura e servem para abrigar o acervo do artista.

Feitas com parte da estrutura em taipa (barro e madeira), as casas conjugadas de número 69 e 77, carregam, em sua arquitetura, uma parte da história de Manaus, datada ainda do período colonial, anterior ao que mais comumente se encontra no centro histórico da cidade, construído no tempo áureo da borracha.

Os dois casarões estarão integrados ao largo do mirante da Ilha de São Vicente e comporá a dinâmica e o entorno dentro do “Nosso Centro”, cujas primeiras intervenções têm data de entrega para julho de 2023.

 

— — —

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Marinho Ramos/ Semcom e Divulgação/ Implurb

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjA3qUy

Prefeitura dá entrada no Iphan-AM em projetos de reabilitação de dois casarões do ‘Nosso Centro’ Prefeitura Municipal de Manaus.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Barreirinha, David Almeida, Empreendedorismo, Manaus, Prefeitura de Manaus, Prefeitura Municipal de Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura realiza distribuição de abafadores no Réveillon Manaus 2025 ‘O Encontro da Nossa Gente’

30/12/2024
54148497636 13bc7c0072 c Orks8M
Prefeitura Municipal de Manaus

Av. Mário Ypiranga Monteiro será liberada nesta segunda-feira

18/11/2024
54147526362 6c2fb22063 c BMyw4o
Prefeitura Municipal de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza encontro sobre práticas pedagógicas inovadoras na educação infantil

18/11/2024
Novembro 14 Nota feriado 2 dakyMy
Prefeitura Municipal de Manaus

Atendimento da Unidade Móvel de Saúde da Mulher na zona Leste

18/11/2024
BANNER NOTA PY93AE
Prefeitura Municipal de Manaus

Feira da Panair terá atividades suspensas entre os dias 18 e 20/11

18/11/2024
736A3990 1024x683 RoXpMm
Prefeitura Municipal de Manaus

Em tempo recorde, prefeitura conclui obra na Mário Ypiranga

18/11/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus