A Corregedoria do Tribunal do Trabalho da 11ª Região (AM-RR) realizou, na manhã desta sexta-feira (2/12), a premiação do Concurso de Boas Práticas e a entrega do Selo 11 Mérito Corregedoria – edição 2022. O evento aconteceu no auditório do Fórum Trabalhista de Manaus reunindo magistrados e servidores do Regional.
Compuseram a mesa solene do evento a presidente do TRT-11, desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes; a corregedora regional, desembargadora Márcia Nunes da Silva Bessa; a desembargadora Francisca Rita Alencar Albuquerque; o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do trabalho da 11ª Região (Amatra XI), juiz do trabalho Adelson Silva dos Santos; e o presidente do sindicato dos Trabalhadores da Justiça do Trabalho da 11a Região, Luiz Cláudio dos Santos Correa.
O evento foi aberto pela presidente do TRT-11, desembargadora Ormy Bentes, que elogiou a iniciativa da Corregedoria Regional na estimulação de boas práticas pelas unidades judiciárias. “A premiação das práticas inovadoras que comprovadamente demonstrem a economia de recursos, com efetividade e otimização de procedimentos para a qualidade e aprimoramento dos serviços judiciários, servem de inspiração e modelo tanto para nosso regional quanto para demais regiões da Justiça do Trabalho, em uma política de compartilhamento de experiências” declarou.
A corregedora regional, desembargadora Márcia Bessa, falou sobre a sua gestão à frente da Corregedoria Regional no biênio 2020 – 2022, tendo como objetivo a tutela de dois direitos fundamentais: o acesso à justiça e o direito à razoável duração do processo. Ela destacou as 84 correições ordinárias, que objetivaram o exame da atividade judicial em si, com ênfase também no meio ambiente de trabalho; e os trabalhos da Justiça Itinerante, paralisados em razão da pandemia do coronavírus, e retomado em 2022.
“Falar em acesso à Justiça é falar em itinerância. Não obstante os percalços decorrentes da insuficiência orçamentária, que ameaçaram de paralisação e motivaram a corregedoria a buscar aporte suplementar, o seu retorno foi um sucesso. Foram 60 municípios visitados, 1.500 audiências realizadas e 2.964 processos solucionados. Abro espaço aqui para aplaudir os magistrados e servidores envolvidos neste relevante serviço: o de levar justiça do trabalho onde quer que exista um trabalhador na nossa vasta região amazônica”, afirmou a corregedora.
Certificados de elogio
Durante o evento, os magistrados das varas do trabalho do interior do Amazonas e das varas do trabalho de Boa Vista receberam, da Corregedoria, um notebook para os trabalhos da justiça itinerante, além de certificado de elogio. A Corregedoria informou que, em 12 de dezembro, estarão sendo entregues dois coletes balísticos por vara itinerante. Receberam, presencialmente, os notebooks e as portarias de elogio os magistrados: Alexandro Silva Alves, titular da VT de Lábrea; Gleydson Ney Silva da Rocha, titular da 1a VT de Boa Vista; Sandro Nahmias Melo, titular da VT de Presidente Figueiredo; Silvio Nazaré Ramos da Silva Neto, titular da VT de Itacoatiara; Yone Silva Gurgel Cardoso, titular da VT de Manacapuru; e Igo Zany Nunes Correa, no exercício da titularidade da VT de Parintins.
Os militares envolvidos com os trabalhos da Justiça Itinerante também receberam certificados de elogio. Ainda durante o evento, foi destacado o empenho realizado pelo grupo de trabalho do Projeto Garimpo, que visa a movimentação de processos que se encontram no arquivo definitivo com contas ativas até 14 de fevereiro de 2019. Nesta gestão, foram movimentados 10.325 processos e R$ 37 milhões foram destinados aos legítimos beneficiários através deste Projeto. A Corregedoria Regional expedirá portarias de elogio aos 33 servidores membros do grupo de trabalho do Projeto Garimpo.
Boas Práticas
Em sua quinta edição, o Concurso de Boas Práticas do TRT11 visa identificar, disseminar e premiar as práticas positivas existentes no Tribunal, fruto da inovação e da criatividade de seus magistrados e servidores. Foram premiados os três projetos mais votados em votação popular ocorrida no período de 10 a 24 de novembro.
Confira os premiados:
1º lugar: CARIMBO ELETRÔNICO DE IDENTIFICAÇÃO DAS VARAS – 60,8% DOS VOTOS
– Responsáveis: servidores Willyan Mozart Delmond e Francisco Fernandes
– Unidade: Coordenadoria de Distribuição de Feitos de Manaus – 1ª Instância
2º lugar: MANUAL DE SERVIÇOS DA JUSTIÇA DO TRABALHO ITINERANTE – 27,5% DOS VOTOS
– Responsável: servidora Patrícia Lima Rubim Kuwahara
– Unidade: Corregedoria Regional
3º lugar: MANUAL DE PRECATÓRIOS E REQUISIÇÕES DE PEQUENO VALOR (RPV) – 13,0% DOS VOTOS
– Responsável: servidora Jucimara de Melo Silva
– Unidade: Corregedoria Regional
Selo 11 Mérito Corregedoria
Durante o evento também foi realizada a outorga do Selo 11 Mérito Corregedoria às Varas do Trabalho do Regional que se destacaram no desempenho de suas atividades. De acordo com as faixas de pontuação, foram concedidos os Selos Diamante, Ouro ou Prata. Para a premiação foram analisados aspectos relacionados à produção, gestão, organização e disseminação das informações administrativas e processuais.
Conheça os premiados:
Selo Diamante
2ª Vara do Trabalho de Boa Vista
7ª Vara do Trabalho de Manaus
18ª Vara do Trabalho de Manaus
Selo Ouro
Vara do Trabalho de Coari/AM
Vara do Trabalho de Humaitá/AM
Vara do Trabalho de Lábrea/AM
Vara do Trabalho de Presidente Figueiredo/AM
Vara do Trabalho de Tabatinga/AM
Vara do Trabalho de Tefé/AM
1ª Vara do Trabalho de Boa Vista
3ª Vara do Trabalho de Boa Vista
1ª Vara do Trabalho de Manaus
2ª Vara do Trabalho de Manaus
3ª Vara do Trabalho de Manaus
4ª Vara do Trabalho de Manaus
6ª Vara do Trabalho de Manaus
8ª Vara do Trabalho de Manaus
10ª Vara do Trabalho de Manaus
11ª Vara do Trabalho de Manaus
12ª Vara do Trabalho de Manaus
13ª Vara do Trabalho de Manaus
15ª Vara do Trabalho de Manaus
17ª Vara do Trabalho de Manaus
19ª Vara do Trabalho de Manaus
Selo Prata
Vara do Trabalho de Manacapuru/AM
Vara do Trabalho de Itacoatiara/AM
Vara do Trabalho de Partintins/AM
5ª Vara do Trabalho de Manaus
9ª Vara do Trabalho de Manaus
Mérito Individual – Magistrado(a)
Eulaide Maria Vilela Lins, juíza titular da 19ª VT de Manaus;
Selma Thury Vieira Sá Hauache, juíza titular da 18ª Vara do Trabalho de Manaus;
Igo Zany Nunes Correa, juiz do trabalho substituto no exercício da titularidade da VT de Parintins;
Amanda Midori Ogo Alcantara Pinho, juíza do trabalho substituta;
Larissa de Souza Carril, juíza do trabalho substituta.
Mérito Individual – Servidor(a)
Adilcea da Silva Maciel, diretora de secretaria da 2ª VT de Boa Vista;
Francisco Julio Sousa Sarath, diretor de secretaria da VT de Tabatinga;
Regina Helena Lima Barros, diretora de secretaria da VT de Presidente Figueiredo;
Valdecimar Brito Maciel, diretora de secretaria da 7ª VT de Manaus;
Eusa Braga Fernandes, oficiala de Justiça e coordenadora da Seção de Distribuição de Mandados Judiciais;
Marcelo Augusto Alves Krichanã, diretor de secretaria da 18ª VT de Manaus.
O evento foi transmitido ao vivo para todas as unidades do TRT11 pelo YouTube do Regional. Acesse o link abaixo para conferir a cerimônia na íntegra:
Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Martha Arruda
Fotos: Roumen Koynov
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.