FOTOS: Divulgação/PMAMA Polícia Militar do Amazonas (PMAM) iniciou, em fevereiro deste ano, a Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC), com o objetivo de instruir e atualizar os policiais militares em técnicas e procedimentos operacionais no combate ao tráfico de drogas e repressão aos demais tipos de crimes.
Há 11 minutos
Por Agência Amazonas
Em quatro meses, atividade já alcançou cerca de 400 policiais militares de 16 municípios
A INC tem como público-alvo os oficiais e praças das Organizações Policiais Militares (OPM) do interior e Região Metropolitana de Manaus (RMM). A atividade está ocorrendo simultaneamente com a Operação Hórus, que faz parte do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia), do Governo Federal, lançada pelo Governo do Amazonas, por meio da PMAM.
Em quatro meses, a INC já alcançou cerca de 400 policiais militares de 16 municípios, dentre eles Iranduba, Maués, Parintins, Barreirinha, Nhamundá, Boa Vista do Ramos, Tefé, Tabatinga, para citar alguns, cujas sedes são a 8ª e a 10ª Companhia Independente de Polícia (CIPM) e os 3º, 8º e 10º Batalhões de Polícia Militar (BPMs). No mês de junho, a atividade teve início em outros seis municípios do Baixo Amazonas.
De acordo com o comandante-geral da PMAM, coronel Vinícius Almeida, os instrutores da INC-IR são especialistas designados dentre os policiais militares que atuam na Operação Hórus.
Entre as disciplinas ministradas aos policiais militares estão: Instrução Militar Básica, Primeiros Socorros, Uso Diferenciado da Força, Defesa Pessoal, Uso de Algemas, Emprego de Arma de Fogo, Abordagem Policial, Vistoria e Identificação de veículo, Bloqueio Policial em Via Pública, Treinamento Físico Militar com Natação Utilitária, Patrulhamento Fluvial, Policiamento Ambiental, Noções de Controle de Distúrbios Civis, Atendimento de Ocorrências com Artefatos Explosivos e Gerenciamento de Crises.
O comandante-geral da PMAM ressaltou que “é de grande relevância a oportunidade proporcionada para capacitarmos e aprimorarmos a qualificação técnico-operacional dos camaradas do interior do Amazonas, bem como o apoio dos Comandos locais e a participação dos instrutores, monitores e concludentes, com responsabilidade e dedicação, demonstrando sentimento do dever policial militar perante os desafios da Corporação na vasta extensão territorial do Amazonas”.
“A ação de instrução é desenvolvida de forma intensiva, com dedicação integral do efetivo, durante uma semana para cada turma da OPM. O efetivo concludente atuará como operador da Operação Hórus e como multiplicador para o efetivo daquelas frações de unidades subordinadas, conforme o planejamento da Corporação, por meio da cadeia de comando”, explicou.