Por Agência Amazonas
Outros dois indivíduos estão sendo procurados pelo crime
FOTOS: Anderton Cardoso e Mayara Viana/PC-AM.A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), prendeu, em flagrante, no sábado (12/11), Alderlan Patrício da Silva, 29, e Hudson Moraes de Souza, 29, envolvidos no latrocínio que vitimou o sargento da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Manoel Altemar Pinho Gondim, que tinha 43 anos.
O sargento foi baleado na noite de sexta-feira (11/11), por volta das 21h, em um mercadinho localizado na rua Marginal 1, bairro São José Operário, zona leste de Manaus. Ele não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.
Durante coletiva de imprensa, o delegado Alessandro Albino, diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), destacou o trabalho exitoso das forças de segurança em torno do caso, sobretudo, o empenho das equipes da DERFD.
“Aproveito a ocasião para me solidarizar com os colegas da PMAM, pela morte do colega policial. Agimos de forma rápida e conseguimos prender, em menos de 24 horas, dois envolvidos no fato e estamos trabalhando para localizar os outros dois, e assim, dar uma resposta positiva à população”, ressaltou Albino.
Conforme o delegado Adriano Félix, titular da DERFD, as investigações iniciaram logo após o crime, juntamente com as equipes da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS). Na sequência, por meio das imagens de câmeras de segurança das proximidades, foi possível identificar os dois veículos utilizados na ação criminosa; um carro da marca Chevrolet, modelo Classic, de cor preta, e uma motocicleta Honda, modelo Titan 125, cor prata.
“Após isso, acionamos o Cerco Inteligente, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que conseguiu identificar as placas dos veículos. Com base nisso, no decorrer das diligências, conseguimos chegar até o Hudson, e descobrimos que ele havia sido o motorista do carro, no dia do crime”, relatou o delegado.
Segundo Adriano Félix, as investigações também apontaram que a motocicleta foi pilotada pelo Matheus de Souza Sá, chamado de “Macaquinho”, e na garupa estava Salomão Pinheiro da Silva, conhecido como “Feijão”, que foi o responsável pelos disparos que atingiram a vítima. Ambos estão foragidos. O Alderlan, que já foi preso, emprestou a motocicleta para os criminosos cometerem o delito, e também vai responder por latrocínio.
“Ressalto o excelente trabalho do Cerco Inteligente, da SSP-AM, e das equipes da PMAM, para localizarmos esses dois indivíduos já presos”, disse o delegado.
A autoridade policial informou que ambos os foragidos são considerados de altíssima periculosidade, Matheus possui passagem pela polícia, desde 2013, por crimes como roubo majorado, associação criminosa, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, homicídio tentado, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e corrupção de menores. Salomão responde a dois processos por tráfico de drogas, além de roubo majorado e um homicídio ocorrido em 2021.
Disque-denúncia
Quem tiver conhecimento do paradeiro de Salomão e Matheus, deve entrar em contato pelo número (92) 99427-5821, disque-denúncia da DERFD, ou pelo 181, da SSP-AM. “A identidade do informante será preservada”, assegurou.
Procedimentos
Eles foram autuados em flagrante por latrocínio. Ambos serão encaminhados para audiência de custódia, onde ficarão à disposição da Justiça.